O povo do Rio Grande do Sul já conhece quem será o seu governador a partir de 1º de janeiro de 2019. Ele é Eduardo Leite (PSDB), que venceu ao atual governador José Ivo Sartori (MDB) nas eleições de segundo turno disputadas neste domingo, 28. Leite é um dos mais jovens governadores eleitos no país.
Eduardo Leite já era considerado o favorito para ser eleito em todas as pesquisas de intenções de voto divulgadas antes do pleito eleitoral. O candidato do PSDB confirmou seu favoritismo, e foi decretado eleito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) conquistando mais de 52% dos votos válidos. Até então, Leite tinha recebido mais de 2,8 milhões de votos nas urnas e não poderia ser mais alcançado por José Ivo Sartori.
Formado em Direito, Leite, de 33 anos, foi o mais jovem candidato a governador no segundo turno. Disputou sua primeira eleição aos 19 anos, quando se candidatou a vereador em Pelotas, e não se elegeu. Conquistaria o cargo na eleição seguinte. Em 2010, não se elegeu deputado federal.
Dois anos depois, em 2012, venceu a disputa para a Prefeitura de Pelotas, conquistando a maior votação da história da cidade. Exerceu seu mandato até 2016 e não tentou a reeleição, apoiando sua vice, Paula Mascarenhas, eleita na época com quase 60% dos votos. Leite também é, desde o ano passado, presidente estadual do seu partido.
Agora, ao lado de seu vice, o delegado Ranolfo Vieira Jr., Leite terá a missão de gerir um estado que vem de uma crise financeira histórica e que vem parcelando os salários dos servidores públicos há quase três anos.