É importante dar o nosso melhor no trabalho, compreendendo-o como um serviço à sociedade, um instrumento para o desenvolvimento pessoal e, claro, o meio de sustentar nossa família. Porém, é preciso ter cuidado para não deixar que o trabalho roube o tempo precioso que temos com nosso cônjuge e nossos filhos. Confira essas dicas para que isso não aconteça:
Seja eficiente no trabalho
Uma das queixas mais frequentes entre pessoas com dificuldade para equilibrar o trabalho e a vida familiar são as horas-extras passadas no trabalho. Por isso, tente aproveitar da melhor forma possível a jornada de trabalho, mantendo toda sua concentração nas suas tarefas profissionais. Fazendo de cada minuto o mais produtivo o possível, as chances de você concluir suas atividades no horário estipulado e chegar em casa na hora esperada são muito maiores. Evite os pequenos “ladrões do tempo”, como reuniões mal preparadas, distrações na internet, excesso de conversas improdutivas etc.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
Estabeleça prioridades
Se sua família é mais importante do que seu trabalho, porque não usar os artifícios que usamos para honrarmos importantes compromissos profissionais? Que tal passar a agendar data e hora para os planos familiares? Aprenda a defender esses momentos e diga “não” a convites ou eventos de trabalho que sejam dispensáveis para a vida profissional, ou que coloquem em risco preciosos momentos da vida familiar. Você sempre poderá agradecer o convite, mas alegar que “sua agenda está lotada”
Não leve trabalho para casa
Apenas em circunstâncias extremas aceite fazer alguma tarefa do trabalho em casa. O ideal é desconectar-se totalmente ao chegar em casa. Isso significa, por exemplo, não verificar o e-mail profissional e o grupo do WhatsApp do trabalho para poder desfrutar da família. Levar trabalho para casa pode se converter em um hábito perigoso que vai, pouco a pouco, deteriorando a vida familiar.
Compartilhe suas dificuldades
Não é justo chegar em casa mal humorado por causa de problemas no trabalho e não falar nada ao seu cônjuge. Compartilhe com seu marido ou sua esposa o que você está passando. Seu cônjuge é a pessoa mais apta a lhe escutar e aconselhar, já que deve ser quem melhor lhe conhece. Falar sobre o trabalho é bastante diferente de levar trabalho para casa, e pode evitar muitos conflitos. Se o cônjuge sabe pouco ou nada do que ocorre durante o seu expediente, ele provavelmente ficará desorientado quando você, eventualmente, se comportar de modo mais agressivo ou retraído, sem explicação.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
Dedique tempo de qualidade à família
Aproveite o tempo em casa para realmente viver em família. Muitos pais e mães chegam em casa e mergulham na televisão ou na internet, deixando de dedicar-se ao filhos e ao cônjuge. A hora do jantar, por exemplo, deve ser um momento de encontro, em que todos os membros da família sentam-se à mesa para compartilhar a refeição e também as experiências vividas no dia. Também vale a pena colocar na agenda, ao menos uma vez na semana, atividades físicas, visitas a parentes ou passeios.
Momentos exclusivos para o cônjuge
Além do tempo dedicado à vida familiar, reserve momentos exclusivos para seu esposo ou sua esposa. Um programa a dois, sem os filhos e outras distrações, une o casal e o fortalece, o que resulta em benefícios para toda a família. Esse é outro tópico para sua agenda