A Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF) promove a oferta de capacitação para Pessoas com Deficiência (PCDs) com quatro cursos que vão oportunizar a reabilitação profissional. O projeto é realizado pelo Senac de Bento Gonçalves, em parceria com a entidade, o Sindilojas-BG e o Sicredi. As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas, e podem ser realizadas até o dia 31 de agosto.
O projeto ofertará três cursos de capacitação, são eles: Informática Compacta (40h), Salgados para Festas e Eventos (12h) e Técnicas de Recepção e Atendimento (20h), além de uma ação educativa na área de Desenvolvimento Pessoal (12h) para cada um dos participantes. Conforme a coordenadora da ADEF, Andressa Bem, o projeto pretende capacitar para o mercado de trabalho 52 PCDs.
“Esse projeto tem por princípio a valorização e a inclusão da Pessoa com Deficiência, além de fortalecer sua identidade pessoal e estabelecer a convivência social, visto que muitas pessoas, por diversas razões, são impedidas de ingressar no mercado de trabalho, sendo que a principal diz respeito à capacitação profissional”, pondera.
Além disso, a ação também visa formar potenciais empreendedores, ensinando-os a trabalhar também de forma autônoma. “Precisamos estar atentos também às pessoas que desenvolveram deficiências já inseridas nesse mercado, e que estejam impedidas de voltar a executar a mesma função. A proposta prevê, inclusive, a possibilidade de a pessoa trabalhar de forma autônoma, fomentando suas potencialidades”, explica.
O projeto de capacitação é voltado às Pessoas com Deficiência em geral, a partir dos 16 anos de idade. As inscrições podem ser feitas através dos fones (54) 3451-4499 ou (54) 99916-1201.