Empreendedores do Vale dos Vinhedos apresentam nesta terça-feira, 17, ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o projeto para criação da Zona Franca para Vinhos do Brasil, no distrito. A proposta garante redução de impostos para os estabelecimentos que trabalham com o produto e fomentaria o aumento do consumo da bebida. Os prefeitos de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, Garibaldi, Antônio Cettolin e de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, também integram a comitiva.
O projeto do Vale dos Vinhedos como Zona Franca de Vinhos é idealizado por empreendedores do Vale dos Vinhedos, encampado pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale). Atualmente, a carga tributária sobre uma garrafa de vinho chega a 54,7% de seu valor de venda. Com a proposta, a comercialização de vendas na região do Vale teria diminuição de impostos, fomentando assim o maior consumo da bebida, além de impulsionar o desenvolvimento dos empreendimentos locais.
Na quarta-feira, 20, o grupo participa da audiência temática da Comissão do Turismo, no Plenário da Câmara dos Deputados. Na ocasião, serão apresentados os números do setor vitivinícola e o potencial de crescimento da região com a proposta entrando em vigor. "A Zona Franca reforçará ainda mais o Vale dos Vinhedos e o desenvolvimento dos municípios integrantes desta importante região enoturística. Com a diminuição da carga tributária, aumentaremos a venda do produto e impulsionaremos ainda mais o turismo", ressalta o prefeito Pasin.
Na semana passada, o projeto da Zona Franca de Vinhos foi apresentado ao governador José Ivo Sartori.