O governo do Estado, por meio da titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, e do secretário-adjunto da pasta, Bruno Silveira, apresentou exemplos de usos da Inteligência Artificial (IA) no setor público durante o evento Conversas Digitais, realizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (14/5). Promovido pela Procergs, o encontro reuniu especialistas em IA em palestras e painéis focados no compartilhamento de dados e informações sobre o impacto da tecnologia. Mais de 200 servidores do Estado, da área de gestão estratégica, estiveram presentes.
A secretária Danielle participou da abertura do evento, ao lado do diretor-presidente da Procergs, Luiz Fernando Záchia, e integrou o painel “O cenário da IA no governo do RS”. Durante a conversa, a secretária destacou o papel de vanguarda do Rio Grande do Sul quanto à oferta de serviços digitais, centralizada no portal do Estado .A plataforma, que tem colecionado prêmios nos últimos anos, está sendo reestruturada e passará a contar com o uso de IA generativa na interação com o cidadão, recomendando serviços e aplicando a ciência de dados para qualificação do perfil.
“O uso de IA já é uma realidade e temos que seguir avançando. Esta tecnologia tem grande potencial, tanto para iniciativas de gestão governamental quanto no relacionamento e na prestação de serviços ao cidadão”, destacou Danielle. “Temos tratado a IA com muita seriedade, especialmente em questões de segurança de acesso, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e questões éticas. Hoje, o governo estadual tem uma estratégia robusta de inteligência artificial e de compartilhamento de dados, processo alcançado por meio da ajuda mútua de diversos órgãos, em uma iniciativa pautada no diálogo”, completou.
A conversa foi moderada pelo subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, e contou com a participação de Carlos Eduardo Rosa, da Gartner Co.
Aplicações práticas
O painel “Aplicações práticas de IA no setor público do RS” seguiu explorando os usos da inteligência artificial em iniciativas do governo. O secretário-adjunto da SPGG, Bruno Silveira, aprofundou as melhorias em curso, apresentando detalhes do novo portal do Estado.
“A atuação da plataforma passará a ser focada na experiência do cidadão, com jornadas temáticas e personalizadas, como a jornada do produtor rural”, exemplificou. “A responsabilidade do governo é enorme quando se trata de customizar serviços, porque precisamos cruzar várias informações e bancos de dados. Por essa razão, estamos trabalhando fortemente na proteção de dados da população”, comentou.
A mediação do painel ficou a cargo do Diretor de Desenvolvimento da Procergs, Sandro Furtado. Também participaram o Subprocurador-Geral de Justiça de Gestão Estratégica do Ministério Público do RS, João Claudio Pizzato Sidou, o Gestor de Tecnologia da Informação do Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS), André Luiz da Silva Assis, e o Engenheiro de Dados e IA da IBM Brasil, Gustavo Torres.
“A transformação digital, tão buscada por todos nós, passa hoje pela aplicação da IA nos inúmeros processos que envolvem a qualificação da gestão pública do Estado. Trata-se de uma tecnologia revolucionária, que vai dar uma nova dinâmica na relação que o governo tem com o cidadão. Hoje aqui neste encontro, acredito que pudemos compartilhar muita informação sobre o assunto, além de mostrar o que temos feito em conjunto com os demais órgãos do Estado”, avalia o diretor-presidente da Procergs, Luiz Fernando Záchia.
Texto: Karine Paixão/Ascom SPGG
Edição: Eduardo Devens/Secom