O Painel de Transparência da Crise Climática do governo do Estado, que está publicado no Portal Transparência , será um dos temas de destaque do Qlink Connect, um dos principais eventos sobre dados, analytics e inteligência artificial (IA) do mundo, que está ocorrendo na cidade de Orlando, nos Estados Unidos, desde a última terça-feira (13/5). A ferramenta será apresentada quinta-feira (15), no painel Da crise ao controle: como o Qlik Cloud® Analytics transforma a resposta a desastres, que será ministrado pelos representantes da Cluster, empresa que ajudou a construir de forma voluntária o instrumento de transparência pública, e das organizações Direct Relief e c40 Cities.
Lançado em novembro do ano passado, o painel foi criado para ampliar a transparência sobre o fluxo de receitas e despesas dos recursos públicos direcionados para ações de enfrentamento à crise climática que atingiu o Estado em maio do ano passado. Criada pelo Tesouro do Estado, em parceria com a empresa que ofereceu a estrutura do painel, a ferramenta tem como diferencial a apresentação clara e objetiva das informações com uma navegação intuitiva, que permite a visualização de despesas e investimentos por município e região, nos casos em que essa regionalização é possível. O instrumento também joga luz sobre o andamento das iniciativas do Plano Rio Grande.
Liderado pelo governador Eduardo Leite, o Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
Ao navegar sobre um mapa interativo, o cidadão consegue identificar, entre outras informações, os valores repassados pelo Fundo a Fundo, programa Volta Por Cima e as empresas que contrataram a linha de crédito do Pronampe Gaúcho, que contou com subsídio do Estado. O painel mostra as despesas cujo município de destino foi identificado pelos órgãos públicos, o que não impede de as prefeituras terem recebido mais recursos estaduais que não regionalizados e aplicados de forma mais geral.
Outro diferencial do painel é a divulgação dos valores recebidos por meio de doações de outras instituições. A ferramenta detalha, por exemplo, contribuições de órgãos como o Poder Judiciário, dando visibilidade ao apoio recebido pelo Estado durante o período de crise.
“Desde o primeiro momento da calamidade, sabíamos que era importante registrar todos os gastos por uma questão de transparência à sociedade. Trabalhamos com esse painel desde o início da crise. Ele foi fundamental para basear nossas tomadas de decisão e otimizar os processos de trabalho”, avaliou o subsecretário do Tesouro do Estado, Eduardo Lacher.
O chefe da Divisão de Programação e Execução Orçamentária (DPO), Luiz Gustavo Antonacci, destaca que o site foi idealizado para que possa atender a todos os tipos de usuários. “Criamos ferramentas que possibilitam, por exemplo, desde uma simples visualização de valores destinados a um município ou a identificação de um pagamento para determinado credor, até extrações para utilização em análises estatísticas, sempre prezando pela transparência do poder público na utilização dos recursos", exemplificou.
Este é o sexto painel disponibilizado na área dedicada à calamidade pública do Portal de Transparência do Estado. Os dados que alimentam a base são retirados dos lançamentos efetuados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual no sistema Finanças Públicas do Estado (FPE).
Texto: Ascom Sefaz
Edição: Secom