Domingo, 28 de Novembro de 2021
17°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Viver Bem Saúde

Por que tratar precocemente a artrite reumatoide?

Doença crônica conhecida pela dor e pelo desgaste ósseo tem chances maiores de controle quando diagnosticada logo no início. Entenda.

21/11/2021 às 09h26
Por: Jaqueline Bagnara Fonte: Divulgação (minhavida)
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O que é a artrite reumatoide?

A artrite reumatoide (AR) é uma doença de natureza autoimune, crônica e progressiva, que afeta as articulações, podendo provocar desgaste ósseo, limitações físicas, dor e fadiga. Normalmente, a artrite causa inchaço doloroso que pode, eventualmente, resultar em erosão óssea e deformidade articular.

Diferentes do que se pensa, a artrite reumatoide não afeta só idosos: adultos jovens também estão dentro do grupo que pode ser acometido pela doença.

"A prevalência é de duas a três vezes maior nas mulheres e os primeiros sintomas costumam se manifestar entre os 30 e os 40 anos, em plena idade produtiva, ameaçando a realização das atividades diárias e a vida profissional e social do paciente", diz Dawton Torigoe, doutor em reumatologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Tratamento precoce da artrite reumatoide: por que é importante?

Em webinar promovida pela Janssen, Torigoe ressaltou a importância do tratamento precoce da artrite reumatoide para o melhor controle da doença.

"Existem vários estudos em que se separam dois grupos de pacientes, sendo que em um você inicia o tratamento imediatamente e em outro você retarda em algumas semanas - dando analgésicos e anti-inflamatórios (para controlar os sintomas). Acompanham-se esses dois grupos e, depois de algumas semanas, as pessoas que só tomavam (remédios para tratar os sintomas) passam a usar os mesmos remédios do grupo anterior", diz o médico.

Ainda de acordo com o especialista, após dois anos, é possível notar evoluções bem diferentes entre os grupos. "Quem atrasou algumas semanas tem uma evolução pior, com mais dor, mais inflamação e pode começar a cursar deformidades. Ou seja: esse atraso no tratamento realmente prejudica a evolução do paciente", indica o médico. Nesse sentido, o recomendado é que o paciente procure o reumatologista assim que sentir algum dos sintomas. "Se a pessoa não vier (ao consultório) nesses primeiros três, quatro meses, o destino dela está selado? Não é isso. Esses pacientes podem evoluir bem também. Só que as chances são maiores se a artrite for tratada no início", avalia Torigoe.

Primeiros sintomas da artrite reumatoide

Não é fácil reconhecer a artrite reumatoide logo de início e esse é o grande desafio, na opinião de Torigoe. Como a artrite reumatoide acomete muitas articulações, o começo da doença é um pouco difícil de se diagnosticar por ser diferente da forma clássica da doença.

"A fase muito inicial, com algumas semanas da doença, pode ter uma ou duas (articulações comprometidas). Depois, aparece uma terceira; mais alguns dias e aparece uma quarta - o que não é uma forma muito típica de artrite", explica o reumatologista.

 

Uma das formas de facilitar o diagnóstico são os sintomas típicos, como rigidez matinal e dor pela manhã, além dos exames laboratoriais. "Existem dois anticorpos: o fator reumatoide e o anti-CCP. Se o paciente estiver com um desses exames positivos, ele tende a ter a doença em sua forma mais agressiva", alerta o médico.

Tratamento para a artrite reumatoide

Atualmente, o tratamento para artrite reumatoide consiste no uso de medicamentos modificadores do curso da doença (DMARDs), que podem ser sintéticos ou fabricados por biotecnologia (biológicos).

 

Além das medicações, é indicado, também, o acompanhamento psicoterápico e psiquiátrico em alguns casos. Isso porque, estudos revelam que a prevalência de transtornos depressivos em portadores da doença varia entre 13% e 47%, de acordo com o tamanho e as características das populações analisadas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 00h22 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 28°

Seg 27°C 15°C
Ter 28°C 13°C
Qua 30°C 12°C
Qui 29°C 14°C
Sex 24°C 9°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio