A pandemia tem sido o motivo para reajuste de preços em todos os setores. A carne disparou de preço, a gasolina tem reajustes de 15 em 15 dias. E com os veículos não é diferente. Se alguém lhe dissesse que você pagaria R$ 90 mil em um VW Gol há bem pouco tempo, seria motivo de riso. Porém, o modelo mais completo daquele já foi o carro mais barato do Brasil está chegando lá. E não é só ele, muitos veículos estão batendo nesta barreira e alguns até ultrapassando os R$ 100 mil.
E não é só o Gol. Voyage e Saveiro também acompanharam a alta - que virou praticamente mensal ao longo de 2021. No caso do Gol, a opção de entrada (1.0) passou de R$ 64.950 para R$ 65.590. Nesse sentido, alta de R$ 640. Já o modelo topo de linha, com motor 1.6 e câmbio automático de seis marchas teve o maior impacto no valor final. Subiu nada menos que R$ 800, chegando a R$ 80.690.
Contudo, caso o cliente queira o modelo completaço - com o pacote Urban Completo (R$ 7.190), que traz mais equipamentos e detalhes estéticos - não desembolsará menos de R$ 89.490. Só o pela pintura metálica (cinza ou prata), a Volkswagen pede R$ 1.610.
Sedã e picape
No caso do Voyage 1.0, a alta foi de R$ 760. O preço pulou de R$ 75.190 para R$ 75.950. Na opção topo de linha (com a mesma combinação mecânica do Gol), contudo, agora custa R$ 88.290. Alta de R$ 900 ante os R$ 87.390 praticados anteriormente. Com todos os opcionais, no entanto, o sedã compacto chega a quase R$ 100 mil.
Com a diferença de apenas 47 litros no porta-malas, dá para levar um Nivus para a casa, já que o pseudo SUV custa R$ 105.120 na versão básica Comfortline. Cabe salientar, entretanto, que este último é um projeto mais novo, com mais equipamentos e motor mais eficiente. Um tem 1.0 aspirado de 84 cv, já o outro conta com o 1.0 turbo de 128 cv.
No caso da Saveiro, preços partem de R$ 70.990 (versão Robust CS). A picape, no entanto, teve o menor aumento do trio, entre R$ 300 e R$ 700, dependendo da versão. Mas são quase R$ 110 mil na opção topo de linha (Cross), já com a pintura metálica inclusa. Para se ter ideia do absurdo, a picape, que está há anos na mesma geração e nunca foi páreo para a Fiat Strada, consegue ser mais cara que sua única rival direta. Pela configuração Volcano, completa, a Fiat cobra R$ 104.930.
Mín. 8° Máx. 27°