Num cenário em que o e-commerce cresce e até as redessociais acabam se tornando instrumento para oferta e venda de produtos, ocomércio tradicional precisa estar atento para garantir que o consumidor não oabandone – e, principalmente, escolha seu estabelecimento para o momento deinvestir em compras. O atendimento ainda é um diferencial nesse mercadocompetitivo e, com certeza, fator determinante para o sucesso de qualquerempreendimento.
Uma pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL) apontou que o índice de satisfação do cliente com o atendimento no varejode Bento Gonçalves, atingiu, em média, 50% de satisfação. São indicadores querevelam uma oportunidade de melhora para o setor, já que muitas vezes o clienteacaba não dando esse feedback ao lojista e simplesmente para de frequentar oestabelecimento. “O cliente não reclama, ele troca de loja e procura outra quelhe oferece uma experiência mais satisfatória e adequada às suas expectativas”,observa o presidente da CDL, Marcos Carbone. “Temos que aproveitar quando o consumidormostra o que podemos melhorar, afinal, esse é o propósito de um comércio:atender bem o cliente”, continua.
Dados como osapresentados também acabam se tornando uma ferramenta poderosa para a própriaCDL-BG direcionar futuros cursos em qualificação e treinamento a fim deaperfeiçoar todos os processos que envolvem o comércio – preços, juros,organização da loja, layout, vitrine, atendimento, etc. “A CDL tem oferecidouma série de serviços aos associados para o crescimento, agregandocompetitividade nos negócios. No ano passado, a procura por cursos dobrou, oque demonstra a preocupação do lojista em busca do aperfeiçoamento. Temossempre que perseguir a excelência na nossa atuação”, diz Carbone.
Os números da pesquisa fazem parte do trabalho de conclusãode curso de Larissa Signor, ex-acadêmica de Administração no CampusUniversitário da Região dos Vinhedos (Carvi/UCS), que recebeu o título de “AImagem e a Satisfação dos Consumidores no Comércio de Vestuário e Calçados naCidade de Bento Gonçalves”. O estudo foi aplicado para cerca de 300entrevistados, de todas as faixas etárias, de ambos os sexos.