A Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, dará início nesta segunda-feira, 3 de abril, ao processo de castrações de cães e gatos inscritos para o procedimento. A partir desta data, serão realizadas em média 100 castrações por mês. As cirurgias são gratuitas e realizadas por meio de uma parceria entre a Prefeitura e uma clínica veterinária.
Segundo a médica veterinária do setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Analiz Zattera, o objetivo da campanha é exclusivamente diminuir a população dos animais de rua. "O número de vagas é limitado, por isso os proprietários que tem condições de deixar seus animais presos, sem contato com outros animais, não devem procurar o serviço público de castração", destaca. Nesta etapa serão atendidas as inscrições realizadas em agosto de 2016, conforme ordem de cadastro.
Em reunião realizada em fevereiro deste ano, a Administração Municipal destinou R$ 120 mil, aprovados através da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), para a realização de cirurgias de castração. O processo é simples e a recuperação do animal acontece, em média, em uma semana. O procedimento é realizado a partir dos 6 meses de idade do animal.