Quem declara o Imposto de Renda ainda pode, além de cumprircom o dever fiscal, fazer uma boa ação. Até o dia 28 de abril, quando seencerra o prazo para entrega da documentação, o projeto Leãozinho do Bem podeser beneficiado com o imposto pago pelos contribuintes de Bento Gonçalves. Comisso, parte do dinheiro arrecadado pela Receita Federal já fica no municípiopara auxiliar entidades sociais locais que trabalham com crianças e jovens emsituação de vulnerabilidade social.
As pessoas físicas interessadas em ajudar essa causa nobrepodem direcionar até 3% do valor pago ao Governo Federal para entidadesconveniadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).Para pessoas jurídicas, o limite estipulado é 1%, sobre o lucro real. Épossível, ainda, escolher qual entidade será beneficiada. Assim, ela receberá70% do repasse, e os outros 30% serão divididos entre as demais (veja listaabaixo).
Para mais informações acesse o sitewww.leaozinhodobem.com.br e a página no Facebook(www.facebook.com/LeaozinhodoBem).
Parceiros fazem adiferença
Para que o projeto Leãozinho do Bem possa obter sucesso éimprescindível a contribuição dos parceiros que acreditam nesta causa. O SicoobMeridional, por exemplo, foi um dos primeiros apoiadores desta iniciativa.Segundo a gerente de contas da instituição, Fernanda Titton, o SicoobMeridional tem sua essência no cooperativismo e acredita que esse recurso, queé da cidade, pode ser usado para o desenvolvimento da própria comunidade. “Essadestinação de imposto é um recurso daqui, que vai para o Governo Federal paradepois voltar e isso demora. Mas através do projeto pode ser destinado de umaforma mais eficiente para as entidades”, ressalta.
Prestes a completar um ano de atividade em Bento Gonçalves,o Sicoob Meridional, tem envolvimento social há cerca de 10 anos, em suacidade-sede, Toledo (PR). “Acreditamos que nos próximos anos haja um aumento naarrecadação para o Leãozinho do Bem. Vamos trabalhar para que isso aconteça”,frisa Fernanda.
Idealizada pela Associação dos Profissionais e Empresas deServiços Contábeis de Bento Gonçalves (Apescont-BG), a iniciativa conta tambémcom apoio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves(CIC-BG), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(Comdica), do Sicredi e da imprensa local.
Confira lista deentidades aptas a receber o benefício:
– Associação Amigos das Crianças (Pelotão Curumim)
– Associação Atlética Banco do Brasil (AABB)
– Associação Atlética de Bento Gonçalves (AABG)
– Associação Bento-gonçalvense de Convivência e Apoio àInfância e Juventude (ABRAÇAÍ)
– Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
– Associação dos Deficientes Físicos de Bento Gonçalves(ADEF)
– Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves(ADVBG)
– Associação dos Surdos de Bento Gonçalves (ASBG)
– Associação Integrada ao Desenvolvimento Down (AIDD)
– Bento Vôlei
– Círculo Operário
– Fundação Todeschini
– Lar da Caridade