Como já era esperado pela população, os vereadores aprovaram o fim da segunda sessão ordinária realizada no Legislativo na noite desta segunda-feira, 20. O projeto, de autoria do vereador Anderson Zanella (PSD), contou com a votação em peso da base aliada do prefeito Guilherme Pasin e foi aprovado por 12 votos a 4. A partir de agora, os encontros dos parlamentares acontecem somente às segundas-feiras, sempre às 18h.
A sessão desta segunda-feira, 20, foi uma das mais movimentadas dos últimos tempos. Todas as cadeiras do plenário foram ocupadas pela população. Os representantes da comunidade estiveram no Legislativo não somente pelo fim da segunda sessão. Moradores do bairro Progresso e do distrito de São Pedro foram reivindicar atendimento médico no Espaço de Saúde do Idoso e na UBS da localidade, respectivamente.
A maioria dos parlamentares ocupou a tribuna para justificar o seu voto. Os vereadores da base governista fizeram coro de que não havia a necessidade de realizar a segunda sessão, alegando que o trabalho do vereador não podia ser medido apenas pela realização de duas sessões, além da alegação de ter uma economia significativa de recursos. A minoria a favor da segunda sessão, formada por apenas quatro parlamentares, fez discursos inflamados na tribuna, alegando que a medida tinha o objetivo de evitar que os problemas existentes na cidade e que atingem diretamente a gestão do prefeito Guilherme Pasin aparecessem de forma mais transparente para a comunidade, recebendo aplausos da comunidade presente na Câmara.
Antes de votarem o fim da segunda sessão, os vereadores rejeitaram a emenda do vereador Gustavo Sperotto (DEM), que mantinha a segunda sessão, mas com realização às 14h, também nas quartas-feiras. Depois disso, a base governista tratou de completar o que já estava encomendado há mais de 30 dias. Garantiu o fim da segunda sessão com 12 votos a favor e quatro contrários.
Como votaram os vereadores
A favor do fim da segunda sessão
Anderson Zanella (PSD), Gilmar Pessutto (PSDB), Elvio de Lima (PMDB), Neri Mazzocchin (PP), Eduardo Viríssimo (PP), Rafael Pasqualotto (PP), Sidinei da Silva (PPS), Marcos Barbosa (PRB), Paulo Cavalli (Paco) (PTB), Waldemir Marini (PTB), Volnei Cristófoli (PP), Jocelito Tonietto (PDT).
Contra o fim da segunda sessão
Moacir Camerini (PDT), Idasir dos Santos (PMDB), Agustinho Petroli (PMDB) e Gustavo Sperotto (DEM).