Os números da geração de emprego em Bento Gonçalves começam a dar sinais de crescimento. Nos dois primeiros meses de 2017, o número de pessoas empregadas foi superior ao dos desligamentos, o que mostra uma retomada na abertura de vagas na Capital do Vinho, mesmo que ainda de forma tímida. Os dados foram divulgados pelo Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul.
No mês de Janeiro foram abertos 163 postos de trabalho em Bento Gonçalves, um acréscimo de 0,42% sobre o total de empregos formais. Nesse período, o setor que mais abriu postos de trabalho foi o Indústria de Transformação, com 169 novas vagas, seguido pelos Serviços, com 33 novos vínculos. Os únicos setores que fecharam postos de trabalho foram o Comércio, com 26 vínculos encerrados, seguido pela Construção Civil, com 16 postos fechados. O saldo acumulado no ano é de 163 vínculos a mais. Nos últimos 12 meses foram fechados 1.680 postos de trabalho no município, um decréscimo de 4,12%. Nesse mesmo período o setor que mais criou postos de trabalho foi o da Agropecuária, com 7 novas vagas. O setor que mais fechou postos de trabalho nos 12 últimos meses foi o da Indústria de Transformação, com 811 vínculos encerrados. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi o da Agropecuária, com 4,70%.
No mês de Fevereiro foram abertos 161 postos de trabalho em Bento Gonçalves, um acréscimo de 0,41% sobre o total de empregos formais. Nesse período, o setor que mais abriu postos de trabalho foi o Indústria de Transformação, com 99 novas vagas, seguido pelos Serviços, com 85 novos vínculos. Os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Construção Civil, com 29 vínculos encerrados, seguido pela Extrativa Mineral, com 6 postos fechados. O saldo acumulado no ano é de 324 vínculos a mais. Nos últimos 12 meses foram fechados 1.503 postos de trabalho no município, um decréscimo de 3,68%. Nesse mesmo período o setor que mais criou postos de trabalho foi o da Agropecuária, com 14 novas vagas. O setor que mais fechou postos de trabalho nos 12 últimos meses foi o da Indústria de Transformação, com 671 vínculos encerrados. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi o da Agropecuária, com 10,07%.