A Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline deu mais um exemplo de boa gestão e participação da comunidade escolar na manutenção do bem público. Sem utilizar recursos da prefeitura, pais, alunos e professores promoveram uma reforma na instituição de ensino durante as férias. Os estudantes foram recepcionados com salas pintadas, rampa de acessibilidade e ajardinamento do pátio.
O recesso escolar foi um tanto diferente neste ano na escola. Sob a direção da professora Marines Tumelero, a escola passou por uma grande reformulação. Apesar de ser uma das maiores do município a mesma ainda não dispunha de acessibilidade no Bloco B, que conta com alunos cadeirantes e com mobilidade reduzida. Pais, alunos, professores e empresários doaram desde o projeto de acordo com a legislação vigente, ao material e mão de obra, o que garantiu a construção de uma rampa de acesso com custo zero para os cofres públicos.
Também foram realizadas reformas no parque infantil, que estava em desuso por falta de manutenção, troca de pisos, reformas nos áudios, remodelação da biblioteca e em consequência, novas salas de aula, o que garantiu a abertura de novas vagas ao Ensino Médio. "Vários finais de semana das férias escolares pais, alunos e professores contribuíram com o mutirão que deu cara nova a escola", afirma a diretora. Com doações de flores por parte da comunidade, também foi feito um novo ajardinamento na instituição, que acolheu os quase 900 alunos com um momento cultural no início deste ano letivo.