A polêmica autorização para o vereador Moisés Scussel Neto (PSDB) viajar para a Itália com diárias pagas pela Câmara de Vereadores agitou o plenário do Legislativo durante a sessão na noite desta segunda-feira, 23. Dezenas de pessoas compareceram na "Casa do Povo" e mostraram sua indignação com a medida. Durante sua manifestação na tribuna, o parlamentar tucano pediu a retirada do projeto, que foi aprovada por todos os vereadores.
O clima na Câmara de Vereadores era de tensão. Desde o início da sessão, a movimentação nos bastidores do plenário era intensa. O primeiro a falar foi o vereador Vanderlei Santos (PP), que tentou amenizar a situação, mas foi interrompido por cerca de 20 moradores do Km2 que entraram trazendo cartazes e gritando palavras como "vergonha" e "justiça". Nos cartazes, frases pedindo para o parlamentar viajar com seu dinheiro e para o prefeito Guilherme Pasin aparecer no Km2. As manifestações se intensificaram com um misto de vaias e aplausos. Eles reagiram ao projeto da viagem à Itália e também pelas péssimas condições das estradas que dão acesso à localidade. Simpatizantes e assessores de Scussel também se manifestaram no plenário, mas as reações contrárias eram maiores.
Quando chegou sua vez de falar na tribuna, o vereador do PSDB questionou a forma como conteúdo enviado pela Assessoria de Imprensa da Câmara chegou aos órgãos de imprensa da cidade, deixando subentendido que ele iria participar apenas do gemelaggio da cidade de Dois Lajeados, sua terra natal. O parlamentar citou que iria, além disso, ver questões envolvendo a possibilidade de cidadãos bento-gonçalvenses conseguirem estudo na Itália, bem como fazer contatos e buscar conhecimentos com os parlamentos das cidades visitadas no país europeu. No fim de seu pronunciamento, Scussel pediu que a Mesa Diretora retirasse o projeto de resolução da votação e disse que não imaginava que a repercussão fosse tão negativa.
O projeto foi o último a ser votado pelos parlamentares, que atenderam o pedido da Mesa Diretora e aprovaram a sua retirada.