A votação da liberação e utilização de diárias por parte do vereador Moisés Scussel Neto (PSDB) para uma viagem a Itália acompanhar um gemelaggio da cidade de Dois Lajeados, sua terra natal, gerou uma repercussão negativa na população, antes mesmo da medida ser votada. Devido aos vários comentários desferidos em vários locais, o parlamentar resolveu defender-se usando as redes sociais.
Em seu perfil no Facebook, Scussel afirma que a viagem da qual a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves foi convidada a participar, e o designou como representante, não servirá unicamente para firmar a renovação de Tratado de cidades irmãs entre Trichiana e Dois Lajeados. Ele destaca que a missão envolve uma série de atividades e encontros visando a atração de investimentos para todos os municípios participantes e faz algumas ressalvas:
- a delegação será composta por entidades públicas e privadas de diversos municípios da região e tem por objetivos, dentre tantos outros, a viabilização de projetos, intercâmbios, cursos de gastronomia, artes, profissionalizantes, contatos com inúmeros setores produtivos entre os quais, cantinas, indústrias, agro-indústrias, museus, percursos turísticos, mobiliário urbano e diversos encontros institucionais;
- o objetivo da missão é estreitar os laços entre nossa cidade e as cidades que a comitiva irá percorrer, para que mais oportunidades sejam criadas através da cooperação entre Bento Gonçalves e as cidades italianas;
- também informo que o valor disponibilizado para a missão e não utilizado na viagem, será completamente ressarcido aos cofres do legislativo municipal;
- tais missões sempre foram realizadas em outros anos e sempre trouxeram benefícios para a nossa cidade;
O parlamentar, por fim, agradeceu todas as pessoas que o procuraram para que fossem dados os devidos esclarecimentos e também reiterou seu respeito aos que, por ventura tenham emitido opiniões baseados em informações incompletas e distorcidas.
FOGO AMIGO NO LEGISLATIVO
Porém, as informações incompletas partiram da própria Câmara de Vereadores. Em seu comunicado oficial da sessão, a assessoria de imprensa não esclarece os motivos da liberação de verbas para a viagem de Scussel à Itália, citando apenas a questão do gemelaggio do município de Dois Lajeados, sua terra natal. Nada mais, além disso foi citado pelo informativo da Câmara, o que, por si só, gerou uma manifestação generalizada de comentários negativos contra a ação do Legislativo.
Nas redes sociais, a revolta da população com o uso de recursos públicos é notória. Alguns publicaram os valores a serem pagos com as diárias, outros fizeram comentários ofensivos ao parlamentar e a mesa diretora da Câmara. Um grupo de cidadãos está se mobilizando para ir até a Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira, 23, para se manifestar contra a votação.