Terça, 21 de Setembro de 2021
54 98128.5277
Educação Estudos

Estudantes do IFRS integram delegação brasileira na Regeneron ISEF 2021

O evento ocorre em duas etapas, com a apresentação das pesquisas de estudantes de 3 a 6 maio e a realização de palestras, feiras, exposições e divulgação dos projetos premiados, entre 16 e 21 de maio.

05/05/2021 09h12 Atualizada há 5 meses
306
Por: Redação Fonte: Divulgação
Estudantes do IFRS integram delegação brasileira na Regeneron ISEF 2021

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está representado novamente em uma das maiores feiras de ciências do mundo, a ISEF Regeneron International Science and Engineering Fair. Este ano são duas estudantes participantes, uma do Campus Bento Gonçalves e a outra do Campus Osório. A edição de 2021 é totalmente virtual e reúne mais de 1.836 jovens pesquisadores, de 65 países, regiões e territórios, com 1.480 projetos.

A delegação brasileira no evento conta com a participação de 23 estudantes, com 18 projetos. O evento ocorre em duas etapas, com a apresentação das pesquisas de estudantes de 3 a 6 maio e a realização de palestras, feiras, exposições e divulgação dos projetos premiados, entre 16 e 21 de maio.

A estudante Lorenza Pabst Botton, do Campus Bento Gonçalves, apresentará o trabalho “Razão e paixões na moralidade em Hume”. A pesquisa, sob orientação do professor Franco Nero Antunes Soares, obteve a segunda colocação na Mostratec 2020 na área “Educação e Humanidades”. Busca compreender, a partir de ferramentas teóricas oriundas da filosofia, os processos psicológicos que levam as pessoas a agir da forma que agem e, a partir disso, incentivar o desenvolvimento de um modelo ético baseado nesses processos. A teoria humeana prevê que apenas as emoções podem dar fim às ações, e que a razão apresenta os meios para atingi-las. Com base nisso, um sistema ético não pode ser baseado em princípios exclusivamente racionais, mas deve influenciar o comportamento por meio das emoções.

A aluna foi contemplada, também, com o “Prêmio Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul”, pelo desempenho individual na Mostratec. O trabalho recebeu ainda o destaque “Prêmio APM-Liberato – CNPq”. O Prêmio Assembleia Legislativa é concedido desde 2010 aos estudantes de escolas gaúchas com as três melhores pontuações na Mostratec e garante a Lorenza a possibilidade de apresentação de seu projeto de pesquisa na 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2021, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Victórya Leal Altmayer Silva, estudante do curso Técnico em Administração Integrado ao Médio do Campus Osório do IFRS, apresentará o”Projeto  Fidere: Desenvolvimento de um APP voltado à economia circular de brechós e associações do litoral norte gaúcho”. O trabalho de pesquisa buscou uma solução para alavancar a economia circular de brechós e associações da região do litoral norte gaúcho, realizando o mapeamento de 35 brechós e 14 associações femininas nas cidades de Capão da Canoa, Osório e Tramandaí. O primeiro resultado foi a criação de um aplicativo de celular inovador no mercado internacional tecnológico, com o modelo de testes disponível no Google Play, e que funcionará como e-commerce. A orientação é da professora Flávia Twardowski, atual diretora do Campus Osório, sob coorientação do docente Cláudius Jardel Soares.

A jovem já obteve diversos reconhecimentos com esse projeto: na 19ª edição da Febrace, realizada em março, ficou com o 1º lugar na área “Ciências Sociais Aplicadas”, conquistou o “Prêmio Destaque Unidades da Federação”, garantindo o posto de  melhor projeto do Estado do Rio Grande do Sul frente a outros 31 participantes, e o “Prêmio Regeneron ISEF”, recebendo o credenciamento para o evento internacional.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bento Gonçalves - RS
Atualizado às 23h20 - Fonte: Climatempo
12°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 18°

12° Sensação
14.9 km/h Vento
87.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com algumas nuvens
Quinta (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com muitas nuvens e chuva