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Embraer apresenta o seu super drone para transporte de pessoas

Inicialmente modelo está sendo pilotado por uma pessoa, mas intenção do protótipo é realizar voos totalmente autônomos até 2030.

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
29/03/2021 às 13h25 Atualizada em 29/03/2021 às 13h36
Embraer apresenta o seu super drone para transporte de pessoas

A Embraer divulgou as primeiras imagens do protótipo que seria uma alternativa aos helicópteros. De acordo com a fabricante, o drone movido a eletricidade é uma solução sustentável para a mobilidade nos grandes centros urbanos. O “carro voador” segue o conceito eVTOL, sigla para veículo elétrico de decolagem e pouso vertical.

O drone para transporte pessoal possui dez hélices, sendo oito na horizontal e duas na vertical, e será utilizado para serviços para mobilidade aérea urbana, operação de frotas e soluções de serviços e suportes. O projeto faz parte da Eve Urban Air Mobility Solutions, empresa que nasceu da EmbraerX (aceleradora de mercado da Embraer), dedicada a desenvolver o ecossistema da mobilidade aérea urbana (UAM).

A primeira simulação de voo foi realizada em julho do ano passado. No início, o drone deverá ser pilotado, mas com o sistema fly-by-wire de 5ª geração a ideia é de que, no futuro, o voo seja totalmente autônomo. E para isso, a Embraer, juntamente com a Atech e L3Harris, está trabalhando em um conceito chamado Gerenciamento do Tráfego Aéreo Urbano (UATM), que garante a escalabilidade segura da mobilidade aérea urbana. O UATM propõe um sistema de gerenciamento que troca informações com os sistemas ATM (Gerenciamento de Tráfego Aéreo) e UAS (Sistema de Aeronave Não Tripulada).

De acordo com a Embraer, o UATM vai diminuir os riscos de segurança, reduzir as demandas do controle de tráfego aéreo, garantir equilíbrio no acesso ao espaço aéreo e adaptar-se à medida que as aeronaves evoluem de voos pilotados por voz para voos autônomos. O sistema é baseado em dois princípios: definição de espaços aéreos e procedimentos e troca de informações. O objetivo é integrar todos os usuários do espaço aéreo, incluindo aeronaves convencionais e sistema de aeronaves não tripuladas.

Pensando nas necessidades diárias do gerenciamento de tráfego, o UATM estabelece quatro serviços operacionais: autorização de voo, gerenciamento de fluxo, gestão dinâmica do espaço aéreo e monitoramento de conformidade. O futuro da aviação urbana já começou. O projeto ainda vai ser aprimorado até chegar ao mercado, mas há expectativas de que poderemos ser transportados em um eVTOL até o final da década. 

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