A classe artística de Bento Gonçalves se mobilizou no final da tarde desta terça-feira, 20, e planejou uma série de ações e intervenções contra a possibilidade real, já destacada em diversos meios de comunicação, da fusão entre a Secretaria de Cultura (SECULT) e a Secretaria de Turismo (SETUR). A classe artística e o Conselho Municipal de Políticas Culturais se posicionaram em unanimidade contra tal decisão do prefeito Guilherme Pasin, que ainda não a tornou oficial e, até o momento, não se manifesta sobre o assunto.
Os artistas cobram do poder público, além da não fusão entre a SECULT e qualquer outra Secretaria, o cumprimento do Plano Municipal de Cultura, aprovado em 2015 pelo próprio prefeito. Se tal fusão acontecer, muitas das ações que estão presentes neste Plano tornam-se impossíveis, o que é algo ilegal, segundo os artistas, já que vai contra uma lei oficial. Há ações neste mesmo plano que não foram e não começaram a ser executadas, como a criação de uma conta única para o Fundo Municipal de Cultura, o que também é ilegal e está sendo cobrado pelos artistas e integrantes do conselho.
Outra reivindicação dos participantes do movimento “Fica SECULT” é a maior representatividade, dando mais espaço para diálogos e ações, que hoje praticamente não acontecem no município. Um fato que foi levantado durante o encontro desta terça-feira é a necessidade de pagar aluguel pelo espaço da Casa das Artes por projetos contemplados com o Fundo Municipal de Cultura. O dinheiro sai da Prefeitura e acaba voltando por meio desses aluguéis.
Durante a manifestação desta terça-feira, onde encontraram-se mais de 50 integrantes de todos os segmentos culturais de Bento Gonçalves, foi levantada a falta de informação dada pela Prefeitura, por meio de Guilherme Pasin. A classe artística cobra um esclarecimento sobre a suposta fusão, deixando claro ser contra tal acontecimento. Até o momento o prefeito não veio a público falar sobre o assunto.
Os artistas querem saber também sobre quais serão as ações e projetos para a cultura em 2017. Se o planejamento de fusão existe e acontecer, a classe artística acredita que o prefeito deve expor com clareza suas pretensões para a área da cultura nos próximos anos.
Os participantes do movimento trouxeram à tona a baixa economia gerada pela fusão da SECULT com a SETUR. É requisitado também para o prefeito Guilherme Pasin que mostre as motivações econômicas, comprovadas por profissionais da área, que levam seu governo a querer fundir a SECULT com outro órgão.
Artistas farão ações em locais públicos enquanto tentam contato com o prefeito
Na mesma reunião desta terça-feira, 20, foi definido que em todos os dias e horários pré-determinados, os artistas de Bento Gonçalves farão uso dos espaços públicos para mostrar seu trabalho e mostrar-se contra a fusão prevista entre as pastas da Cultura e do Turismo. O primeiro lugar escolhido pelo grupo foi a Via Del Vino, mais precisamente em frente à Prefeitura Municipal. A ação deve acontecer entre 12h e 12h30min.
Enquanto essas ações artísticas e sem fins lucrativos acontecem, o contato com o prefeito Guilherme Pasin deverá ser feito por meio de uma audiência pública ou restringida a uma comissão já determinada pelos participantes do manifesto desta terça-feira. Finalizando as ações realizadas pelo movimento artístico cultural, os artistas deram um abraço simbólico no prédio da Fundação Casa das Artes.