
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) iniciou a montagem de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) em Guaporé, com o objetivo de reforçar a segurança operacional e expandir a oferta de água tratada para a população. Os módulos da estrutura começaram a ser entregues no município na última semana e a previsão é de que a unidade esteja totalmente instalada e em funcionamento até o final de dezembro.
Com aporte estimado em R$ 1 milhão, a nova ETA terá capacidade para tratar até 30 litros de água por segundo. Somada à capacidade da estação convencional existente — de 100 litros por segundo —, a produção total de água potável em Guaporé chegará a 130 litros por segundo, o que representa um aumento de até 30% no potencial do sistema local.
A instalação da nova unidade integra um plano de investimentos mais amplo da Corsan no município, totalizando R$ 2,5 milhões em melhorias estruturais. O pacote contempla a aquisição e colocação de bombas anfíbias na captação no Rio Carreiro — equipamentos que operam tanto submersos quanto na superfície, trazendo maior flexibilidade em períodos de chuvas intensas —, além da implantação de 790 metros de novas tubulações para reforçar o fornecimento nos bairros Conceição e São José.