O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) assinou um protocolo de intenções com o Sindicato Rural da Serra Gaúcha, com apoio da Embrapa Uva e Vinho e o Ibravin, para o estudo de melhorias em maquinário automatizado de colheita de uvas. A assinatura do termo de cooperação ocorreu no domingo, 4 de dezembro, durante o lançamento da 2ª edição da Tecnovitis, feira do setor vitivinícola de Bento Gonçalves.
O desenvolvimento do projeto de melhoria no maquinário será realizado pelos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação do Campus de Farroupilha, com o conhecimento e experiência em vitivinicultura dos profissionais do Campus Bento Gonçalves. A parceria tem duração prevista de três anos, e o projeto conta também com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária da Região da Uva e do Vinho (Embrapa Uva e Vinho) e do Ibravin.
Segundo o professor Carlos Eduardo Avelleda, um dos coordenadores do projeto no Campus Farroupilha, essa oportunidade trará uma experiência ímpar para o campus, pois além de representar um contato direto com as necessidades do mercado para os alunos, também pode representar uma revolução social no setor vitivinícola, que conta com mão de obra cada vez mais escassa.