
O Tribunal do Júri de Bento Gonçalves, em sessão realizada nesta quinta-feira (9) no Campus da UCS, condenou o namorado de Hellen Natália de Freitas Lopes pelo envolvimento no desaparecimento da jovem. Hellen, que tinha 24 anos, foi vista pela última vez em 9 de dezembro de 2023. Mesmo com a ausência do corpo, a investigação apontou indícios determinantes, como a presença de sangue da vítima na cama do casal, o que sustentou a tese de homicídio durante o processo.
A decisão do Conselho de Sentença, composto por cinco mulheres e dois homens, desclassificou o crime para homicídio simples. Os jurados optaram por não reconhecer as qualificadoras de feminicídio e ocultação de cadáver pleiteadas pela acusação. Diante desse veredito, a juíza Fernanda Ghiringhelli de Azevedo fixou a pena em seis anos de reclusão, a serem cumpridos inicialmente em regime semiaberto.
Considerando o período de um ano em que o réu permaneceu em prisão preventiva, a Justiça determinou que o restante da pena seja cumprido sob monitoramento eletrônico. A instalação da tornozeleira eletrônica está agendada para esta sexta-feira (10). O desfecho do julgamento foi acompanhado por familiares da jovem, que desde o final de 2023 mobilizavam a comunidade de Bento Gonçalves em busca de justiça e respostas sobre o paradeiro da vítima.