Foram inaugurados na manhã desta sexta-feira, 25, dois cartórios do Programa Mediar, na Delegacia de Polícia de Atendimento à Mulher (DEAM). A iniciativa visa expandir princípios da justiça restaurativa para todo o estado. Os cartórios funcionarão na DEAM e na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) do município.
O secretário da Segurança Pública, Cesar Schirmer, participou da cerimônia de inauguração e parabenizou a iniciativa da Polícia Civil. O chefe de polícia, delegado Emerson Wendt, destacou que ainda serão inaugurados diversos núcleos no Rio Grande do Sul. Também participaram da solenidade, o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, o diretor da DAAI, delegado Joerberth Pinto Nunes, o titular da 8ª Região Policial (RP) do Interior, delegado Paulo Roberto Rosa da Silva, delegada Deise Salton Brancher Ruschel e delegado Arthur Hermes Reguse, que coordenarão os cartórios na cidade, além de autoridades civis e militares do município.
O projeto Mediar foi transformado em programa da Polícia Civil através da Portaria 168/2014 da Chefia de Polícia, com objetivo de avançar nos ideais de mediação não punitivas, sendo contraponto da justiça retribuitiva. A técnica deste processo nada mais é do que a aplicação do apaziguamento em conflitos, controvérsias e problemas, adequando-se assim, a uma tendência mundial, decorrente da evolução da cultura de participação, do diálogo e do consenso.