
O que começou em 2011 como uma resposta à demanda por urgência nas ruas se transformou, uma década e meia depois, em um modelo de excelência para o Brasil. O SAMU de Bento Gonçalves celebra 15 anos de atividades consolidado como referência nacional em salvamento.
Sob a coordenação da enfermeira Melissa Bonato, o serviço fechou o ano de 2025 com números expressivos: foram mais de 7 mil atendimentos realizados apenas nos últimos 12 meses, garantindo socorro rápido e qualificado à população.
A evolução do serviço foi constante. Hoje, a equipe é robusta, formada por 16 médicos, 12 enfermeiros, 10 técnicos de enfermagem e 15 condutores socorristas.
A frota também cresceu para atender a diferentes complexidades. Além das motolâncias (agilidade no trânsito), o município incorporou uma viatura de suporte intermediário em 2022 e, em 2025, passou a contar com uma segunda Unidade de Suporte Avançado, totalizando seis equipes à disposição da comunidade.
"Há 15 anos iniciamos nossa trajetória de forma humilde, movidos pelo compromisso de salvar vidas. Hoje, com muito trabalho, dedicação e profissionalismo, o SAMU se consolida como referência nacional", destaca a coordenadora Melissa Bonato.
Bento Gonçalves foi pioneira, em 2019, na regulação compartilhada remota. Desde 2023, com a inauguração da nova base, o município opera com Regulação Médica 24 horas , agilizando o despacho das viaturas sem depender exclusivamente da central estadual para decisões locais críticas.
A competência técnica da equipe foi provada no momento mais difícil da história recente da região. Durante os deslizamentos e enchentes de 2024, o SAMU de Bento foi linha de frente. Foram 544 atendimentos médicos em áreas de desastre, sendo 325 deles com apoio de aeronaves no aeroclube e 219 por via terrestre.
A eficiência do SAMU Bento não é apenas percebida, mas premiada:
2024: Melhor tempo de resposta e 1º lugar na categoria Suporte Avançado nas Olimpíadas do SAMU (Assembleia Legislativa).
RCP: 1º lugar na competição de Reanimação Cardiopulmonar em Guaíba.
2025: Prêmio FAMURS de Boas Práticas na categoria Segurança Pública.
Para a secretária de Saúde, Daiane Piuco, o serviço é motivo de orgulho: "É uma equipe qualificada que atua diretamente no salvamento de vidas. Nosso agradecimento por todo o trabalho executado ao longo desses anos".