Segunda, 02 de Novembro de 2026
Publicidade

Epidemia de ebola deixa mais de 5,3 mil mortos na África

Grande maioria dos óbitos concentra-se na República Democrática do Congo; surto é causado por cepa para a qual ainda não há vacina aprovada

Por: JAQUELINE BAGNARA
02/11/2026 às 14h29
Epidemia de ebola deixa mais de 5,3 mil mortos na África
Foto: AFP

A atual epidemia de ebola no continente africano já provocou mais de 5.300 mortes, com a imensa maioria dos casos registrada na República Democrática do Congo (RDC), epicentro da crise sanitária. Os dados foram divulgados pela agência de saúde da União Africana (Africa CDC).

No total, o levantamento aponta 5.376 vítimas fatais: 5.372 na RDC, duas em Uganda e duas no Quênia. As autoridades congolesas declararam o surto de forma oficial em 15 de maio, há cerca de seis meses, embora especialistas indiquem que o vírus já circulava pelo país — que possui mais de 100 milhões de habitantes — meses antes de sua identificação laboratorial.

A atual onda de infecções é provocada pela cepa Bundibugyo do vírus ebola, variante para a qual ainda não existe vacina ou tratamento profilático homologado. Diante do avanço do vírus, países vizinhos, como a República Centro-Africana, reforçaram a fiscalização e os controles de fronteira em postos de travessia. Transmitido pelo contato com fluidos corporais, o ebola causa febre hemorrágica severa e contabiliza mais de 15 mil mortes na África ao longo dos últimos 50 anos.