Quinta, 29 de Julho de 2021
54 98128.5277
Geral Geral

FEPAM suspende licença ambiental da Proamb por tempo indeterminado

Ações de resfriamento da massa de resíduos e o controle de focos de fumaça deverão se estender até sexta-feira (20). Incêndio já dura quatro dias.

19/11/2020 22h26 Atualizada há 8 meses
537
Por: Redação Fonte: NB Notícias
Divulgação
Divulgação

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) anunciou em nota a suspensão da licença ambiental para recebimento de resíduos da unidade da Proamb, em Pinto Bandeira, por tempo indeterminado. Segundo a entidade, o resfriamento da massa de resíduos e o controle de pequenos focos de fumaça, sem chamas, deverão se estender até sexta-feira )20). O Corpo de Bombeiros segue atuante no local para conter o incêndio, que já dura quatro dias. 

O incêndio na Central de Recebimento de Resíduos Industriais iniciou na manhã de segunda-feira (16). O incêndio transformou o local em um “mar de lixo” queimado. O Corpo de Bombeiros relatou dificuldades para apagar as chamas, uma vez que há uma diversidade de resíduos no local, e que exige muito esforço físico dos bombeiros. 

Segundo a FEPAM, os bombeiros realizaram a desmontagem da estrutura do local, removendo o telhado para atuar em pequenos focos remanescentes em pontos de difícil acesso dentro da célula de resíduos. Com a licença ambiental suspensa, o local só receberá resíduos de escória, areia de fundição e solos classe II (não perigosos) como medida emergencial para auxiliar na cobertura dos resíduos, O local voltará a funcionar normalmente somente após ter condições operacionais regularizadas junto à Fundação. 

Confira a nota da FEPAM na íntegra

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) segue monitorando as ações adotadas para encerramento e controle definitivo dos focos de incêndio que atingiu uma Central de Recebimento de Resíduos Industriais no município de Pinto Bandeira na segunda-feira (16/11).

Nesta quinta-feira (19/11), os bombeiros e os responsáveis pelo empreendimento realizaram a desmontagem da estrutura, removendo parte do telhado para atuar em pequenos focos remanescentes em pontos de difícil acesso dentro da célula de resíduos. 

A Fepam suspendeu a licença ambiental para recebimento de resíduos por tempo indeterminado até que as condições operacionais sejam regularizadas. Está mantido apenas o recebimento de resíduos de escória, areia de fundição e solos classe II (não perigosos), como medida emergencial para auxiliar na cobertura dos resíduos, juntamente com o solo argiloso.

A Central atua desde 2000. A licença atual permite o recebimento de até 10 mil metros³ por mês. No momento do incidente a Central operava com, praticamente, metade da capacidade. As células atingidas foram aquelas que estavam em operação. As células encerradas não sofreram danos.

As ações de resfriamento da massa de resíduos, monitoramento e controle de pequenos focos de fumaça, sem chama, poderão se estender até a sexta-feira (20/11).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bento Gonçalves - RS
Atualizado às 03h21 - Fonte: Climatempo
-2°
Neve

Mín. -2° Máx. 10°

° Sensação
12.8 km/h Vento
97.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. -2° Máx. 14°

Geada
Sábado (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Geada
Anúncio