11°C 31°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Palestra no CIC-BG aborda a perpetuidade de negócios familiares

Psicóloga vai esclarecer como equilibrar interesses familiares e empresariais para garantir uma transição sucessória bem-sucedida e uma gestão sustentável.

19/11/2024 às 11h59
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Palestra no CIC-BG aborda a perpetuidade de negócios familiares

Tão desafiador quanto construir um negócio de sucesso é garantir sua continuidade de forma exitosa. Para auxiliar os empreendedores diante dessa questão, o CIC de Bento Gonçalves promove a palestra "Sucessão e Perpetuidade", com a psicóloga Ivana Hilgert, especialista em desenvolvimento humano e consultora para famílias empresariais. O encontro ocorre no dia 25 de novembro, a partir das 8h, na sede da entidade. O evento é gratuito para associados do CIC-BG, com investimento de R$ 80 para não sócios.    

Na oportunidade, Ivana trará uma reflexão sobre como as famílias podem, através de um diálogo estruturado, encontrar um caminho para a perpetuidade do negócio familiar, respeitando a missão, visão e valores da família, ao mesmo tempo em que preservam a harmonia e os interesses de todos os envolvidos no processo de sucessão. O foco, de acordo com a ministrante, é ensinar às famílias empresárias como elas podem abrir as conversas necessárias sobre o futuro de seus negócios, de forma transparente e eficiente.

"Discutir o planejamento sucessório é essencial para a longevidade e competitividade das empresas familiares, especialmente em um contexto de crescente diversidade geracional e complexidade no ambiente de negócios", destaca. A reflexão sobre esse tema é urgente: de acordo com a Pesquisa Global da PwC de 2021, 44% das empresas familiares no Brasil não possuem um plano de sucessão, e 72,4% não têm uma sucessão definida para cargos-chave, como presidência, diretoria e gerência.

Apesar de as empresas familiares representarem cerca de 65% do PIB nacional e serem responsáveis por 75% dos empregos no Brasil, um estudo do Banco Mundial revela que apenas 36% dessas empresas sobrevivem à segunda geração e apenas 30% chegam à terceira geração. "A falta de um planejamento sucessório bem definido e a ausência de conversas estruturadas sobre os desafios da sucessão são alguns dos principais motivos que explicam o fracasso dessas empresas. Portanto, é fundamental que as famílias empresárias busquem preparar suas futuras gerações para a continuidade do negócio, criando um ambiente de cooperação e prosperidade, tanto dentro da família quanto no contexto empresarial", respalda.

As inscrições podem ser feitas pelo site do CIC-BG ou diretamente por este link.

 

SERVIÇO

O quê: Palestra "Sucessão e Perpetuidade", com a psicóloga Ivana Hilgert

Quando: 25 de novembro, a partir das 8h

Onde: CIC-BG, Rua Avelino Luiz Zat, 95 – Fenavinho

Quanto: Investimento de R$ 80 para não associados e gratuito para sócios

Informações: 54 2105.1999 ou 9.9113.1106

Inscriçõeshttps://cicbg.tcsdigital.com.br/DIGITAL/inscricoes/evento3.aspx?evento=19/2024&idativa=1

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários