O superintendente do Tacchini Sistema de Saúde, Hilton Mancio, é um dos quatro pacientes confirmados com coronavírus em Bento Gonçalves. Ele gravou um vídeo e confirmou na noite deste sábado, 21, que seu exame atestou positivo para a doença. Com sintomas leves desde a terça-feira, 17, à noite, ele seguiu as orientações da diretora técnica do Hospital Tacchini, Dra. Roberta Pozza, e está em isolamento domiciliar desde então.
O próprio Mancio fez questão de gravar um vídeo para informar e tranquilizar a equipe de colaboradores e toda a população de Bento Gonçalves e região. Sem apresentar febre nos últimos três dias, ele apresenta boa recuperação e já se mostra ansioso para retornar às atividades. “Tive febre apenas no primeiro dia e um pequeno mal estar característico de gripe. Seguramente serei um dos casos em que a recuperação se dará toda em casa”, declarou o superintendente.
A preocupação agora passa a ser com as pessoas que tiveram contato com ele até o surgimento dos sintomadas da doença. Hilton Mancio era integrante do Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus, que realizava reuniões diárias a portas fechadas. Além disso, o superintendente teve contato com médicos e colaboradores do hospital, que também acabam ficando em suspeição.
A maioria deve ficar em isolamento domiciliar por pelo menos sete dias. Este é o caso do secretário municipal de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, e o prefeito Guilherme Pasin. Segundo Siqueira, o diagnóstico de Hilton Mancio foi um baque para a equipe, que vinha trabalhando em ritmo acelerado. Todos deverão seguir o portocolo e ficar em isolamento domiciliar pelo menos até a terça-feira, 24, quando completam-se 7 dias em que o superintendente do Tacchini apresentou os primeiros sintomas da doença. "Conversei com o pessoal na manhã deste domingo e nenhum deles apresentou nenhum sintoma até agora. Estamos todos seguindo o protocolo e nos mantendo em isolamento domiciliar. Se Deus quiser, sairemos ilesos desse susto e voltaremos ao front na terça", resumiu o secretário.