A Polícia Federal deflagrou na última terça-feira, 17 de setembro, a Operação Dissimulatus, com o objetivo de combater a produção, compartilhamento e armazenamento de material de abuso sexual infantil. Durante a ação, realizada em Caxias do Sul, os agentes prenderam em flagrante um homem de 46 anos, acusado de produzir imagens abusivas envolvendo sua própria filha, uma criança de 10 anos.
A operação foi desencadeada após a Polícia Federal receber informações do National Center for Missing & Exploited Children (NCMEC), uma organização internacional que colabora no combate à exploração sexual infantil. O alerta apontava que imagens de abuso sexual estavam sendo compartilhadas em um aplicativo de mensagens privadas.
Os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, que é engenheiro químico e servidor público municipal em Caxias do Sul. No local, foram apreendidos dois smartphones, um notebook e outros dispositivos de armazenamento digital, contendo centenas de imagens de abuso sexual infantil. O material recolhido será periciado para aprofundar as investigações e confirmar a extensão dos crimes cometidos.
O homem foi preso em flagrante e responderá por crimes relacionados à exploração sexual de crianças, que podem resultar em longas penas de reclusão. As investigações seguem em andamento para identificar possíveis envolvidos ou outras vítimas, bem como para analisar todo o conteúdo apreendido.
Mín. 10° Máx. 21°