Em reunião nesta quarta-feira, 19, com o Procurador Geral da República, Augusto Aras, o presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz, queixou-se de ataques de membros do Ministério Público Federal contra jornalistas. No encontro, ele citou especificamente o procurador da República em Bento Gonçalves, Alexandre Schneider, referindo-se a uma postagem feita pelo procurador em sua conta pessoal no Instagram.
Santa Cruz citou uma ofensa que Schneider teria feito a repórter da Folha de São Paulo, Patrícia Campos Mello, nas redes sociais. O presidente nacional da OAB quer que Schneider responda por sua afirmação e pediu providências a Augusto Aras. Segundo Santa Cruz, o procurador Alexandre Schneider, teria escrito em sua conta no Instagram: “Cuidado para você que quer ser jornalista: não confunda dar furo de reportagem com dar o furo pela reportagem”. A mensagem se referia a insultos de cunho sexual que a jornalista sofreu durante depoimento à CPMI das Fake News, no Congresso Nacional.
A postagem do procurador repercutiu nacionalmente, sendo publicada em jornais e revistas de grande circulação nacional. A reportagem do NB tentou contato com o procurador no Ministério Público Federal por duas vezes e foi orientada a entrar em contato diretamente com a Assessoria de Imprensa do MPF.