9°C 23°C
Bento Gonçalves, RS

Jornalistas de Bento completam 1 ano de expedição pela América do Sul

Carina Furlanetto e João Paulo Mileski viajaram em um automóvel 1.0 por nove países do continente e agora vão passar por todos os estados brasileiros.

17/02/2020 às 12h18 Atualizada em 11/03/2020 às 12h30
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação

Você teria coragem de largar tudo e partir em uma expedição pela América do Sul com um automóvel 1.0? Os jornalistas bento-gonçalvenses Carina Furlanetto e João Paulo Mileski tiveram e completam nesta terça-feira, 18, um ano desde que partiram de Bento Gonçalves para a maior aventura de suas vidas. Neste tempo foram nove países do continente visitados e agora o casal se prepara para passar por todos os estados brasileiros.

Caria e João deixaram para trás apartamento, trabalho e faculdade para realizar o sonho de viajar pela América do Sul. Desde então, já passaram por Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Guiana. Tudo isso em um Renault Sandero 1.0. "Sabemos que não é o carro que se convenciona como ideal para uma viagem como essa, mas decidimos parar de esperar as condições perfeitas e saímos com o que tínhamos, da forma que podíamos. E assim estamos realizando sonhos todos os dias", ressalta Mileski.

Eles já rodaram 42 mil quilômetros com o veículo que também, por vezes, é improvisado como "casa". "Para nos mantermos por tanto tempo na estrada, uma das condições é não pagar por hospedagem. Muitas pessoas nos acolhem em suas casas, mas quando isso não acontece, dormimos no carro mesmo. Assim foi por 160 noites até agora. Não fizemos nenhuma adaptação, apenas baixamos os bancos e dormimos. Já passamos a noite em praças, praias, postos de gasolina, beira de estrada, Corpo de Bombeiros... Sempre pedimos aos moradores locais ou à Polícia se é seguro, e até agora não tivemos nenhum problema com insegurança", relata Carina.

De volta ao Brasil, expedição seguirá pelos estados brasileiros

Eles voltaram ao Brasil em dezembro de 2019 e têm o desafio, agora, de passar por todos os estados do país. Atualmente estão no Amapá, de onde seguirão para o Pará. A única fonte de renda do casal é o aluguel de um apartamento, que cobre um terço das despesas. O restante é oriundo das economias que ambos juntaram nos últimos anos. A estimativa é que a aventura dure mais um ano, e para se manter por mais esse tempo na estrada, eles têm como meta não gastar mais do que R$ 100 por dia, contando todas as despesas para duas pessoas e o carro. Para economizar com alimentação, eles também instalaram uma bateria extra no carro, o que permite o uso de uma panela elétrica.

Apesar das saudades da família e da falta de conforto durante boa parte da jornada, Mileski ressalta que os aprendizados da vida nômade têm compensado os perrengues. "Aprendemos a valorizar coisas que antes passavam despercebidas. Quando ficamos quatro dias consecutivos sem banho, na Carretera Austral, no Chile, percebemos o quão importante é ter um chuveiro em casa. Ao dormirmos no carro por 27 noites seguidas, valorizamos o privilégio de ter uma cama para deitar sem precisar encolher as pernas. Não trata-se apenas de conhecer novos lugares, mas ver o mundo sob outras perspectivas. Temos que valorizar mais o que temos e reclamar menos do que não temos", salienta.

A aventura do casal pode ser conferida no Instagram.com/cronicasnabagagem e FB.com/cronicasnabagagem, onde eles compartilham uma foto e um texto por dia, além dos gastos detalhados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.