Apesar de não ter nenhum caso oficial, o Brasil segue em alerta com o coronavírus. De acordo com o balanço mais recente do Ministério da Saúde, o país tem 16 casos suspeitos de coronavírus. Quatro deles estão no Rio Grande do Sul: dois em Canoas, um em Morro Reuter e um em Novo Hamburgo. Números atualizados serão divulgados pelo ministério às 17h desta segunda-feira, 3, em entrevista coletiva em sua sede, em Brasília.
O Rio Grande do Sul é o segundo Estado em número de casos suspeitos, atrás apenas de São Paulo, com oito. Os demais pacientes estão em Santa Catarina (dois), Ceará (um) e Paraná (um). Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Rio Grande do Sul já notificou 11 casos. Em Canoas, conforme a SES informou no sábado (1), o novo caso suspeito é o do marido da mulher que já estava no boletim de sexta-feira (31) e que apresenta sintomas muito leves. O outro novo caso suspeito é de uma criança de uma família de Morro Reuter que esteve na China. Nenhum outro parente teve sintomas, segundo a pasta.
O governo federal está acertando os últimos detalhes sobre a chegada dos brasileiros que serão repatriados de Wuhan, na China, epicentro da epidemia de coronavírus. Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, uma reunião nesta segunda-feira (3) trará as últimas definições sobre a operação.