Segurança, mobilidade urbana,incentivos ao turismo e aos empreendedores locais – esses são os temas que osprofissionais dos segmentos do comércio e serviços de Bento Gonçalves esperamver na pauta de trabalho dos eleitos para comandar a gestão do município nospróximos quatro anos. Na contagem regressiva para o processo eleitoral de 2016,que definirá os cargos executivo e legislativo da cidade, a Câmara de DirigentesLojistas de Bento Gonçalves prioriza a interlocução política apartidária nadefesa dos interesses daqueles que representa.
A entidade promoveuencontros com os candidatos à prefeitura local para debater os termos de umacarta aberta com reivindicações e prioridades para o poder público. Elaboradocom base em informações colhidas durante uma consulta digital aos associados, odocumento lista necessidades mais relevantes na opinião dos comerciantes. Diantedo crescente índice de criminalidade do município e da ameaça à continuidadedas atividades de diversas empresas, segurança foi o tópico prioritário paramais de 80% dos participantes da pesquisa. Outros quatro pontos tambémapareceram: mobilidade urbana, incentivos ao turismo, aos empreendedores docomércio e articulação política.
Ao longo dos encontros, oscandidatos ouviram as pautas apresentadas pela entidade e tiveram a oportunidadede expor seus planos de governo e estratégias para o fomento do setor. De 12 a14 de setembro a CDL-BG recebeu César Gabardo (PMDB), Guilherme Rech Pasin (PP)e Neilene Lunelli Cristofoli (PT). A entidade ainda aguarda o retorno de EvandroSperanza, candidato pelo PDT, para o agendamento.
“Nossa proposta é contribuirde forma construtiva nos avanços em que a comunidade reivindica, aproximando aspessoas da gestão municipal. Ao compartilhar essas proposições, a CDL-BGcoloca-se na condição de parceira do poder público na construção de projetos econdução de ações capazes de gerar retornos positivos para o setor querepresenta e, consequentemente, para a sociedade”, argumenta o presidente daentidade, Marcos Carbone.
Conheça os cinco tópicosabordados na Carta Aberta da CDL-BG, que também está disponível na íntegra nosite www.cdlbento.com.br
SEGURANÇA
- Articulação junto ao Governo doEstado na criação de projetos e programas que visem à promoção da segurança públicado município. O crescente índice de criminalidade preocupa os setores docomércio e serviços, ameaçando a continuidade das atividades de diversasempresas.
MOBILIDADE URBANA
- Plano demobilidade urbana para garantir fluidez ao tráfego.
- Estimulo àcriação de prédios de estacionamento para facilitar o acesso à área central.
- Ampliação doshorários do transporte público para atender aos lojistas, especialmente aquelescom pontos em shoppings. Hoje, esses empreendedores precisam recorrer aotransporte privado para oferecer o deslocamento de seus funcionários noencerramento do expediente, às 22h.
TURISMO X COMÉRCIO
- Criação emelhoramento dos equipamentos de turismo no quadrilátero central.
- Continuidade do programa derevitalização do quadrilátero central, de modo que a região seja inclusa nosroteiros turísticos e tenha atrativos para acolher o visitante, estimulando suapermanência no local.
- Ampliação do projeto que prevêaplicação subterrânea para os cabos de eletricidade e telefonia na áreacentral.
- Melhoramento dos centros deapoio e informação ao turista.
- Criação de paradas de ônibusespecíficas que permitam o embarque/desembarque seguro dos turistas noperímetro central.
INCENTIVO AOCOMÉRCIO
- Cobrança efiscalização para a Lei das Placas (das fachadas dos pontos comerciais), parasua correta aplicação.
- Fiscalizaçãocontra o comércio informal.
- Ampliação da Leide incentivo aos lojistas, nos projetos de expansão de seus negócios.
- Incentivostributário para negócios que geram renda e emprego ao município.
- Composição de secretariado combase em critérios técnicos para escolha dos responsáveis pelas pastas,convidando as entidades representativas de classe para que possam opinar comindicações.