Os problemas climáticos ocorridos no Rio Grande do Sul também afetaram a geração de empregos em Bento Gonçalves no mês de maio. A Capital do Vinho registrou retração na geração de empregos nos 31 dias do mês. O setor mais atingido foi o de Serviços.
De acordo com o levantamento feito pelo Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS), responsável pela divulgação da Carta Mensal do Mercado Formal de Trabalho, mês de maio registrou o fechamento de 2.073 vagas no mercado de trabalho de uma maneira geral. A Indústria foi a que mais realizou demissões, com 849 funcionários desligados nas empresas do setor. O setor de Serviços foi o segundo mais atingido, com o fechamento de 690 oportunidades nas empresas da cidade. A seguir apareceu o Comércio, com 400 desligamentos registrados.
Apesar do número grande demissões, foram realizadas 1.890 admissões. As vagas mais preenchidas também foram no setor industrial, com 802 pessoas admitidas. No setor de Serviços foram contratados 555 colaboradores para as empresas. O setor do Comércio contratou 365 novas pessoas para atuar nas lojas do município.
Apesar da retração, os números de 2024 ainda são positivos. O saldo é de 1.261 contratações ao longo dos 5 primeiros meses do ano. Com os setores da Indústria, Serviços e Construção Civil sendo os que mais empregaram até o momento.
Confira os números do Caged de Maio