Os amantes dos grandes espetáculos de dança não podem perder o evento que ocorre a partir desta sexta-feira, 23, às 20h, na Casa das Artes. O espetáculo Venere – Baile de Primavera tem apresentação com entrada franca. As apresentações seguem, no mesmo horário, nestes sábado e domingo, 24 e 25.
Como primeira flama de inspiração, Venere – Baile de Primavera apoia-se na “Valsa das Flores”, trecho do ballet “O Quebra-Nozes” (1892) de coreografia original de Lev Ivanov e música de Piotr Ilvich Tchaicovsky, e por fim, toma como alicerce a obra renascentista italiana de Sandro Botticelli “A Primavera” (1482), obra de inúmeras interpretações, tendo como mais aceita e difundida, a transição das estações inverno e primavera.
“A Primavera” oferece em sua composição personagens da mitologia que são trazidos à cena, e em Venere – Baile de Primavera, ao palco. Zéfiro o vento oeste que afasta o frio do inverno e num suspiro fecunda a ninfa Clóris, transformando-a em Flora que adorna o mundo em flores. As Três Graças, Aglaia, Tália e Eufrosina traduzem a beleza, sensualidade e castidade, e o Cupido, que em Venere – Baile de Primavera, assume as vestes de um rouxinol que canta para despertar do dia e o amor entre os casais.
Vênus (Venere, do italiano) dança a fertilidade, o amor e a beleza convidando a todos para o seu bailado primaveril, onde o humano e o celestial se unem em contemplação, dando o nome ao espetáculo. Sob um roteiro de narrativa poética, o transcorrer entre inverno e primavera acontece em bailados de ballet clássico, neoclássico e dança contemporânea, dissipando a rigidez do inverno e experimentando a fluidez da primavera.
As músicas de Wim Mertens e de Tchaicovsky ditam os compassos da dança e a “Valsa das Flores” recebe uma ressignificação contemporânea dos movimentos do Ballet Clássico.
Venere – Baile de Primavera é uma láurea para a mais bela das estações, fala da beleza, do amor, da generosidade, da amizade e da fertilidade. Um bailado que une o humano e o celestial em espaço e tempo, uma utopia.
Ficha Técnica
Roteiro - Edson Possamai
Produção executiva - Cristian Bernich
Produção - A Trupe Dosquatro e Sala de Ensaio
Desenho de luz e iluminação - Israel Cabral
Cenografia - Edson Possamai
Figurinos - Edson Possamai
Confecção de figurinos - E3 Attelier
Andresa Sandra Demichei e Angélica Araldi
Bordados - Edson Possamai
Sonoplastia - Edson Possamai, Cristian Bernich, Rosane Marchetto
Sonorização - Sonorização Open Door
Maquiagem - Débora Zanchet
Arte gráfica - Edson Possamai
Coreografia em Ballet Clássico - Rosane Marchetto
Coreografia em Neoclássico e
Dança Contemporânea - Cristian Bernich
Assistentes de coreografia - Renata Zanchettin e Fernanda Rodrigues
Direção Coreográfica - Cristian Bernich e Rosane Marchetto
Direção geral - Edson Possamai
Elenco
Renata Zanchettin - Vênus
Cristian Bernich - Zéfiro
Fernanda Moreira Rodrigues - Clóris
Liana Rigatti Colombo - Flora
Joelma H de Vargas Roland -Graça Eufrosina
Sinara Gnoatto - Graça Aglaia
Deise Ceccagno - Graça Tália
Eduarda Braun - Cupido / Rouxinol
Uelinton Canedo
Samuel Zonatto
Patrícia Larentis
Vitória Queiroz Caberlon
Marina Gonçalves Guarnieri
Laura Refatti