Sábado, 03 de Maio de 2025
11°C 24°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

AIoT atua na transformação do varejo inteligente

A tecnologia tem sido usada cada vez mais no mercado para trazer comodidade ao consumidor

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino
21/06/2024 às 16h41

O cenário do varejo está em constante evolução e os lojistas enfrentam desafios cada vez mais complexos para se manterem competitivos. A pressão para oferecer atendimento ao cliente, otimizar operações e manter a relevância no mercado impulsionam a busca por soluções inovadoras. Nesse contexto, a tecnologia desempenha papel fundamental na transformação do setor. 

As vendas totais registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 44,2 bilhões no primeiro trimestre de 2024. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e revelam crescimento de 9,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. O ticket médio do período foi de R$ 492 por cliente, enquanto em 2023 chegou a R$ 470. 

Segundo o provedor de plataforma de comércio eletrônico Shopify, alguns dos obstáculos incluem encontrar o equilíbrio certo quando se trata de níveis de estoque, experiência de compra personalizada e automação de processos para melhorar a eficiência e obter vantagem frente à concorrência. Assim, a convergência entre a inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT), conhecida como AIoT, emerge como ponto-chave.  

Essa combinação permite que os varejistas coletem e analisem dados em tempo real, gerando insights para melhorar operações e atender às demandas dos clientes. Segundo Gustavo Maciel, Head de Varejo da Hikvision, "entre os principais benefícios estão a integração de câmeras de segurança de alta definição com análises de IA, monitoramento de comportamento, otimização do layout da loja e melhoria da segurança. Além disso, soluções de auditoria remota simplificam a conformidade e reduzem os custos operacionais". 

O varejo inteligente visa aprimorar a experiência dos consumidores por meio dessas tecnologias. Isso permite aos comerciantes personalizar ofertas, antecipar necessidades e criar ações de marketing, aumentando a satisfação e a fidelidade à marca. Os recursos modernos proporcionam oportunidades para favorecer a eficiência operacional, incluindo análise de padrões de tráfego, gerenciamento de filas e monitoramento em tempo real do inventário, resultando em redução de custos e melhorias na precisão das previsões de demanda. 

"A tecnologia AIoT é aplicável em diversas áreas, desde auditoria remota de lojas até gestão de estacionamentos, auxiliando os varejistas a superarem os principais desafios. À medida que essas soluções evoluem, permitem oferecer jornadas de compra de excelência, otimizar processos e destacar uma marca no competitivo mundo dos negócios", finaliza Maciel. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves, RS
20°
Tempo limpo
Mín. 11° Máx. 24°
20° Sensação
0.81 km/h Vento
65% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h55 Nascer do sol
06h55 Pôr do sol
Domingo
27° 11°
Segunda
27° 13°
Terça
27° 12°
Quarta
27° 12°
Quinta
30° 14°
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,65 -0,10%
Euro
R$ 6,39 -0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 576,827,82 -0,74%
Ibovespa
135,133,88 pts 0.05%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada