
A sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 9 de dezembro, foi quente e com vários fatos apontados pelos parlamentares, que mostraram qual deve ser o papel de um parlamentar na tribuna do Legislativo. Um dos destaques da sessão foi a apresentação do projeto de redução do número de vereadores, que pode provocar uma mudança significativa no cenário do Legislativo. A proposta do vereador Neri Mazzocchin (Progressistas) pede a diminuição de 17 para 15 parlamentares na próxima legislatura. Porém, este número pode cair para 11.
De acordo com o vereador Mazzocchin, a ideia é reduzir os gastos da máquina pública e permitir que este recurso seja investido em áreas como Saúde e Educação. O vereador destaca que o salário de um parlamentar atualmente é de R$ 9.288,61 bruto. Em um ano, a economia para os cofres públicos seria de R$ 241.501,86, com dois vereadores a menos.
O projeto já conta com as assinaturas necessárias para tramitar no Legislativo. Vão assinar a iniciativa os vereadores Agostinho Petroli e Idasir dos Santos (MDB), Gustavo Sperotto (DEM), Moacir Camerini (PDT), Moisés Scussel (PSDB) e o próprio Neri Mazzocchin (Progressistas). Porém, o pedido de redução deve ser ainda maior. Os vereadores Agostinho Petroli e Gustavo Sperotto devem apresentar emendas ao projeto, solicitando que a redução seja de 17 para apenas 11 parlamentares. Agora o documento tramita na Câmara e ainda não tem data para ir à votação.
Apesar da euforia com o projeto, as chances dele ser aprovado durante a votação são muito pequenas. Para que seja implantada a redução, é preciso mudar a Lei Orgânica do Município. Para isso, exige-se a aprovação de 12 vereadores, o que corresponde a 2/3 do total.
Uma outra surpresa que pode aparecer no decorrer dos debates é a apresentação de um projeto para aumento do número de vereadores. Atualmente, Bento Gonçalves já tem mais de 120 mil habitantes, o que, por lei, dá direito ao município ter 19 parlamentares no Legislativo. Até o momento, nenhum vereador manifestou-se a favor do aumento, mas sabe-se que isso pode mudar, caso haja interesse de uma maioria.