Na semana que antecedeu o feriado da Proclamação da República, comerciantes e lojistas das ruas Barão do Rio Branco e Doutor Antunes, reivindicaram ao vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas), uma solução para retomar a área destinada à carga e descarga nas referidas ruas. Isso porque, a empresa responsável pela área azul no município havia retirado os espaços para instalação de vagas de estacionamento com chip de monitoramento. Uma proposição com a alteração, será encaminhada ao Poder Executivo na próxima semana.
Após ouvir as dificuldades dos freteiros e caminhoneiros que fazem a entrega de mercadorias, bem como dos comerciantes que fomentam a economia local; especialmente neste período de black friday e de compras de Natal, o vereador Rafael Pasqualotto buscou por uma solução em reuniões com o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Rosa, representantes da Rek Parking empresa responsável pela área azul e representantes dos freteiros.
Sensibilizados com a causa, a empresa Rek Parking e o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Rosa, entenderam que os espaços para carga e descarga deveriam ser devolvidos às referidas ruas. Além disso, Pasqualotto protocolou na Câmara Municipal, uma indicação apresentando para o Executivo, um anteprojeto de Lei que modifica a Lei Municipal nº 4.430 de 13 de agosto de 2008, permitindo o estacionamento de veículos para carga e descarga de mercadorias, sem o pagamento da tarifa, devidamente sinalizados, em todas as vias públicas, em qualquer dia e horário.
Para o vereador, que também é presidente da Câmara, o comércio de Bento Gonçalves efetua grande volume de vendas durante todo o ano, o que causa uma grande demanda de fretes em todos os pontos comerciais da cidade. "No ímpeto de desburocratizar e agilizar o dia-a-dia do cidadão bento-gonçalvense, é que efetuamos esta proposição. Precisamos desonerar e facilitar as necessidades básicas daqueles que adquirem produtos no comércio local e impulsionam a economia, gerando emprego e renda. Agradecemos aos envolvidos, pois a alteração facilitará também a reposição de produtos essenciais à comunidade em todos os pontos do comércio local. Tal medida nenhum prejuízo trará para o município e demais usuários do sistema, mas tão somente benefícios.”