Terça, 29 de Abril de 2025
6°C 17°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

É lançada a primeira IA Generativa para gestão de restaurantes do Brasil

Assistente Virtual com Inteligência Artificial responde perguntas por meio de chat e facilita análises complexas. Gestores de restaurante podem uti...

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino
03/04/2024 às 12h10
É lançada a primeira IA Generativa para gestão de restaurantes do Brasil
Mariane Ternes

Focada em inovar e trazer tecnologia de ponta para o mercado gastronômico, a EPOC acaba de lançar a primeira Inteligência Artificial Generativa para gestão de restaurantes do Brasil. 

A empresa desenvolveu um Assistente Virtual que fica à disposição dos gestores para responder perguntas e realizar análises complexas — tudo isso por meio de um chat integrado à plataforma. 

“Além de fornecer informações confiáveis, a IA auxilia na análise dos resultados e na elaboração de estratégias. Assim o restaurante ganha competitividade, porque as decisões são mais rápidas e eficazes”, explica o CEO da EPOC, Elisson Osório.

Mais Inteligência de Negócios no mercado gastronômico

Com uma rotina atribulada, uma das principais dificuldades dos gestores de restaurantes é encontrar tempo para fazer análises e pensar estratégias de melhoria e crescimento. A ideia do Assistente Virtual da EPOC é facilitar esse processo, fornecendo dados confiáveis e respostas rápidas para que possam se destacar em um mercado altamente competitivo.  

“Enquanto a operação está rodando, a plataforma coleta dados o tempo inteiro. Nosso objetivo é que eles sejam acessíveis e o gestor possa usar essas informações para melhorar o desempenho do negócio, sem ter que parar todo o seu dia para analisar e conferir relatórios”, observa Osório.

Assim, o Assistente Virtual funciona como uma ferramenta de Inteligência de Negócios — ou Business Intelligence (BI) — acessível para restaurantes em diferentes níveis de maturidade na gestão. 

“Estamos trabalhando nesse projeto desde 2018, e nossa preocupação sempre foi garantir a qualidade e confiabilidade dos dados. Com a evolução da nossa plataforma, conseguimos entregar uma solução que, ao mesmo tempo que faz análises complexas, é muito fácil de utilizar”, complementa Osório.

Assistente Virtual responde perguntas por chat 

Por meio de um chat, o gestor pode enviar as perguntas que desejar. O Assistente Virtual utiliza como fonte o banco de dados do restaurante, alimentado pelos sistemas PDV e ERP, para fazer as análises e gerar as respostas.

“A principal vantagem é que todos os dados estão centralizados em uma única plataforma. Então não há risco de perder informações, não há incongruência nos relatórios. E o gestor tem todos os dados do restaurante sempre à disposição”, comenta Osório. 

É possível fazer perguntas simples e objetivas — como “Qual foi o faturamento do meu restaurante ontem?”, por exemplo —, ou solicitar análises mais complexas dos resultados de vendas, estoque, desempenho da equipe, entre outras. 

As análises são apresentadas no próprio chat e também é possível exportar os relatórios. “Funciona como um analista de dados que fica disponível o tempo todo para responder às dúvidas do gestor”, completa o CEO. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves, RS
Tempo limpo
Mín. Máx. 17°
Sensação
0.83 km/h Vento
79% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h52 Nascer do sol
06h52 Pôr do sol
Quarta
22°
Quinta
24°
Sexta
21°
Sábado
23° 12°
Domingo
25° 11°
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,62 -0,22%
Euro
R$ 6,40 -0,20%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 563,160,21 -0,02%
Ibovespa
135,092,98 pts 0.06%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada