10°C 26°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Estudos da Seapi sobre monitoramento dos gases do efeito estufa são apresentados em Capão do Leão

Pesquisadores do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigaçã...

22/02/2024 às 11h53
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
Compartilhe:
Painel sobre monitoramento dos gases do efeito estufa foi apresentado por pesquisadores do DDPA/Seapi -Foto: Cassiane Osório/Ascom Seapi
Painel sobre monitoramento dos gases do efeito estufa foi apresentado por pesquisadores do DDPA/Seapi -Foto: Cassiane Osório/Ascom Seapi

Pesquisadores do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), participaram na quarta-feira (21/2) da programação da Abertura da Colheita do Arroz, em Capão do Leão. A equipe apresentou a palestra “Ferramentas para o monitoramento de gases de efeito estufa nas lavouras gaúchas”, na Arena Digital. Os pesquisadores Jackson Brilhante e Bruno Lisboa estão realizando avaliações da emissão de gases do efeito estufa (GEE) em sistemas agropecuários.

No encontro, foram apresentadas as diferentes técnicas utilizadas pela pesquisa para a avaliação da emissão de GEE, incluindo o equipamento recém-adquirido pela secretaria – o analisador de gases de efeito estufa portátil. A ferramenta tem como principal característica a geração de dados de emissão em tempo real. Foi destacada a importância da produção de informações sobre a emissão de gases nas condições locais do Rio Grande do Sul, pois serão elas que servirão como base para demonstrar a eficiência dos sistemas agrícolas gaúchos.

Brilhante e Lisboa explicaram ainda que a avaliação dos fluxos de GEE em um determinado sistema agrícola é um processo que pode levar cerca de dois anos, tendo em vista que as emissões são dependentes das condições climáticas, assim como do estágio de desenvolvimento da cultura.

Neste momento, a equipe iniciou um trabalho que avaliará a emissão de GEE na cultura da erva-mate, no município de Ilópolis, mas já estão sendo planejadas outras ações para outras culturas.

Demonstração

Na terça-feira (20/2), foram realizadas coletas de gases nas áreas demonstrativas do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em lavouras de arroz e milho, para apresentação dos resultados durante a palestra, demonstrando a rapidez na obtenção dos dados. Além disso, após o evento, também foi realizada uma demonstração da operação do analisador de gás, utilizando amostras de solo previamente preparadas. Dessa forma, foi possível apresentar a tomada de dados in loco.

Programação da Seapi

  • Quinta-feira (22/2), às 11h - Soluções digitais na cultura do arroz, com diretor do Departamento de Defesa Vegetal, Ricardo Felicetti, na Arena Digital.
  • Quinta-feira (22/2), às 11h15 - Sustentabilidade na orizicultura e os horizontes do selo ambiental Irga, com secretário-adjunto Márcio Madalena e palestrantes da Embrapa, Irga e Federarroz, no auditório Frederico Costa.
  • Sexta-feira (23/2), às 11h - Aplicações de tempo e clima como ferramenta de suporte ao setor agropecuário, com meteorologista da Seapi, Flávio Varone, e a consultora técnica do Irga, Jossana Cera, na Arena Digital.

Texto: Maria Alice Lussani/Ascom Seapi
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários