Bento Gonçalves recebe nesta sexta-feira, 27, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Ele cumpre agenda na Capital do Vinho e deve trazer boas notícias para o setor vitivinícola. A informação foi repassada em entrevista à R´[adio Gaúcha Serra nesta quinta-feira, 26.
Onyx Lorenzoni visita Caxias do sul pela manhã e, à tarde, se desloca para Bento Gonçalves, onde, primeiramente, deve visitar as instalações do Hospital Tacchini. Porém, a visita mais aguardada será à Wine South America, a Feira Internacional de Vinhos. Lá, o ministro deve encaminhar um protocolo de intenções para criação de um fundo de apoio ao setor da uva e do vinho, com base no Imposto sobre Serviços Industrializados (IPI) recolhido na venda das bebidas. O fundo deverá ser administrado de forma paritária entre o governo federal e o setor vitivinícola brasileiro.
Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, será um protocolo de intenções a ser assinado entre o governo federal, através dos ministérios da Casa Civil, Relações Exteriores, Agricultura e Economia, e o setor de uva e do vinho do Rio Grande do Sul. Depois virão os demais estados brasileiros. "Nós nos comprometemos com a criação de um fundo de apoio ao setor com base no IPI para que o setor vitivinícola gaúcho e brasileiro tenham condições de enfrentar o escalonamento que vem do acordo entre Mercosul e União Europeia, reduzindo gradativamente, ao longo de oito anos, a tarifa de importação. Esse fundo será administrado de forma paritária entre o governo federal e o setor vitivinícola brasileiro. O fato é que nós dialogamos com todos os representantes e nos comprometemos de que, até o final do ano, a gente levaria para a região esse protocolo de intenções ao setor", destacou Lorenzoni.