A campanha eleitoral à prefeitura de Bento Gonçalves começa a se intensificar e, à medida que ganha força, também passa a registrar denúncias de coligações que se dizem vítimas de ataques vindos de adversários políticos – além dos frequentes embates na internet. Há exatamente uma semana, no último dia 25 de agosto, a Promotoria Eleitoral já havia reunido representantes dos partidos para acalmar os ânimos, o que surtiu um efeito aparentemente temporário.
Nesta quarta-feira, dia 31, a coligação “Digo SIM para Bento”, formada pelos partidos PP, PSDB, PSD, DEM, PRB, PR, PPS, PTB e Rede divulgou uma nota denunciando um ato de vandalismo contra o veículo utilizado na campanha eleitoral, que teve adesivos arrancados e foi pichado. O incidente aconteceu na Rua dos Pinheiros, no bairro Ouro Verde, por volta das 20h30.
A chapa, que tem como candidatos ao Executivo Guilherme Pasin e Aido Bertuol, garante, ainda, que outras situações já foram registradas. Entre os casos, estão faixas furtadas e adesivos arrancados.
Na semana passada, a coligação “Um novo tempo para Bento”,formada por PMDB, PSB, PSC, PSDC, PHS e PTN, denunciou à Justiça o que teria sido um ataque em massa aos perfis de quase todos os candidatos e militantes no Facebook. As páginas pessoais teriam recebido várias denúncias de serem falsas,o que fez com que a rede social as tirasse do ar por pelo menos 12 horas, inclusive as dos candidatos a prefeito, César Gabardo, e vice, Alcindo Gabrielli. A coligação tenta agora descobrir judicialmente quem foram os responsáveis pelo ato.
A chapa também pediu, recentemente, a remoção de uma outra página, intitulada “Bento Verdade”, que fazia acusações contra os candidatos. Em outros episódios menores, postulantes ao cargo de vereador também alegam terem sido alvo de ataques, com a retirada de adesivos de carros e faixas, e a presença de pessoas de outros partidos fotografando suas residências e veículos. Houve, ainda, a denúncia de criação de perfis falsos de candidatos a vereador, também já retirados do ar.
O Notícias de Bento (NB) não teve, até o momento, acesso a denúncias envolvendo as outras duas coligações que disputam acorrida à prefeitura, “Bento Mais Humana” (PT, PCdoB e PTdoB) e “Bento é Feita por Todos” (PDT e PROS).