Os golpistas estão se especializando em atacar não só pessoas físicas na cidade, mas também empresas. Nesta sexta-feira, 6 de setembro, uma empresa teve R$ 80 mil retirados de sua conta via internet. Não há pistas do autor do crime.
De acordo com o registro policial, o golpe ocorreu por volta das 11h desta sexta-feira. Durante a semana, un homem de 44 anos, que é administrador de uma empresa contábil, recebeu uma ligação telefônica de uma pessoa passando-se por responsável pelo setor de desenvolvimento de sistemas do Banco Sicoob. O falso funcionário perguntou se estava ocorrendo instabilidade no sistema Sicoob Net e no pagamento por código de barras. Ao ter a informação confirmada, o funcionário disse que ligaria em outro dia, pois iriam precisar atualizar o sistema.
Na manhã desta sexta-feira, foi feito um novo contato com a empresa. O funcionário se identificou pelo nome de Junior e pediu se já tinham feito contato com a empresa sobre a instabilidade no sistema. O falsário pediu que a vítima olhasse no sistema se já tinha recebido a atualização. Com a negativa da vítima, o criminoso pediu que ele acessasse a conta pelo aplicativo do banco no computador. Neste momento, apareceu o pedido de atualização do computador, aparecendo o QR Code para a liberação de senha, sendo esta liberada via celular.
Após tudo isso, o falso funcionário informou que a atualização demoraria cerca de uma hora para ser finalizada e passou um código de atendimento à vítima. Por volta das 12h20min, o administrador da empresa recebeu uma ligação do gerente do Banco Sicoob, informando que tinham sido feitas 4 TEDs (transferências bancárias) na conta da empresa no valor de R$ 20 mil cada uma. Só aí o funcionário percebeu que tinha caído em um golpe.