A intolerância nas redes sociais está chegando às raias do absurdo, ao ponto das pessoas ingorarem um problema sério para achar o erro cometido por outra pessoa. Foi desta forma que a maquiadora Hosana de Lima, de 19 anos, foi parar em um blog da Revista Veja. Ela fez uma maquiagem em seu corpo protestando contra as queimadas na Amazônia e foi alvo de críticas nas redes sociais por ter colocado um animal que não existe naquela região.
Uma girafa, isso mesmo, uma girafa foi o alvo de toda a polêmica. Os julgadores das redes sociais não pouparam críticas ao verem a imagem que ela desenhou no próprio corpo da Amazônia queimando e os animais tentando fugir. Entre eles estava uma girafa, animal que não vive naquela região. Foi o suficiente para ela ser alvo de todos os xingamentos possíveis e imagináveis. Hosana iniciou a maquiagem por volta das 8 da manhã e terminou perto do meio-dia. “Comecei pelo rosto, com as tintas vermelhas, amarelas e laranjas. Queria mesmo fazer uma girafa, representar os animais, era pela mensagem”, afirmou a maquiadora.
Somente no Facebook foram mais de 14 mil compartilhamentos da imagem e mais de 4 mil likes no Instagram. A repercussão a pegou de surpresa. Além das redes sociais, ela postou o clique também em grupos de WhatsApp de maquiadores. Não tinha reparado nas críticas, até o namorado chamar sua atenção. “Ele queria que eu apagasse, mas não fiz isso porque é o meu trabalho e as pessoas precisam vê-lo”, explica.
A maquiadora revela que ficou assustada ao receber o contato da reportagem da Veja São Paulo. Ela destaca que não tinha percebido que a repercussão tinha sido tão grande, a ponto de uma revista nacional fazer contato para entrevistá-la. "Quando falei com o pessoal da Veja, ainda estava impactada com a intolerância que vi nas redes sociais", revelou.
Hosana garante que não vai disseminar o ódio e, por isso, não irá responder as críticas. Ela aproveitou a situação e fez do limão uma limonada. Está promovendo suas redes sociais no Instagram e Facebook, além do seu canal no Youtube. A maquiadora começou na arte da maquiagem aos 14 anos, quando fez o primeiro curso. Depois, passou a se interessar pela maquiagem artística, por causa de vídeos que assistia na internet. Ela mesma lançou seu canal no YouTube neste ano, com dicas da atividade. “Queria que as pessoas fossem tocadas pela mensagem.” Na manhã desta quinta-feira, 22, o canal já contava com mais de 3,6 mil inscritos.