Bento Gonçalves fechou o primeiro semestre de 2019 com saldo positivo na geração de empregos. Os números são comemorados, principalmente pelo bom primeiro trimestre das empresas, porque o segundo trimestre registrou saldo negativo em todos os setores. Os números foram divulgados pelo Observatório do Trabalho de Caxias do Sul.
De acordo com os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Bento Gonçalves fechou o primeiro semestre de 2019 com um saldo de 503 admissões. Os setores que mais admitiram empregados neste período foram o de Serviços, com 258 admissões e a Indústria da Transformação, com 145 contratações. O setor do Comércio fechou o semestre com saldo negativo, fechando 14 postos de trabalho.
Porém, a maior preocupação é que, nos últimos três meses, as empresas de Bento Gonçalves vem demitindo muito mais do que contratando. No mês de junho foram fechados 186 postos de trabalho na Capital do Vinho, um decréscimo de 0,46% sobre o total de empregos formais. Para se ter uma ideia, a maioria dos setores não abriu vaga de emprego. O único setor que abriu postos de trabalho foi a Agropecuária, com 2 vagas a mais. Os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação, com 135 vagas encerradas, seguido pelo Comércio, com 26 vínculos a menos.
Nos últimos 12 meses foram abertos 228 postos de trabalho no município, um acréscimo de 0,58%. Nesse mesmo período, os setores que mais criaram postos de trabalho foram os Serviços, com 292 novas vagas, seguido pela Construção Civil, com 103 novos vínculos. Os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação, com 124 vagas encerradas, seguido pelo Comércio, com 47 desligamentos.