No último sábado (11), o Festival Nacional da Massa (Fenamassa) em Antônio Prado, na Serra, recebeu a oitava edição de uma competição peculiar que celebra a culinária italiana: o concurso de comer tortéi. O prato, considerado indispensável em festas que cultivam a cultura italiana, é uma massa recheada com moranga e servida com molho de frango durante o evento. O vencedor comeu mais de 150 tortéis ou mais de dois quilos do prato.
O protagonista desta edição foi o vendedor Diogo Baldin, de 39 anos e morador de Antônio Prado, que conquistou a vitória no concurso ao consumir impressionantes 158 unidades do tortéi em 2 horas e 15 minutos. Essa marca equivale a cerca de 2,5 quilos do prato. O feito de Baldin não se limitou à quantidade consumida, já que ele também superou o recorde anterior, que pertencia ao bicampeão Neimar Zamboni. Zamboni, que comeu 125 tortéis nesta edição, foi superado tanto em 2021, quando consumiu 143 unidades, quanto em 2022, alcançando 95 unidades.
A competição, que reuniu 22 participantes, foi realizada em uma atmosfera que remetia aos almoços típicos de colônia, com os competidores organizados em uma mesa. A maioria dos participantes era proveniente de cidades da Serra, como Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Flores da Cunha, além de competidores de São Leopoldo e Ibiraiaras, demonstrando o alcance regional do evento.
Durante a competição, os participantes não podiam mais se levantar da mesa após iniciar a degustação, sob pena de desclassificação. A equipe de apoio do concurso serviu pratos individuais com 10 unidades de tortéi, facilitando a contagem realizada por cada participante e pelos fiscais no entorno das mesas. Para a preparação do evento, 52 quilos da iguaria foram previamente preparados e congelados, sendo posteriormente cozidos e recebendo o molho na Praça Garibaldi, onde ocorreu o Fenamassa. Todos os insumos para a preparação dos tortéis foram doados por empresas locais, demonstrando o apoio e envolvimento da comunidade.
O Festival Nacional da Massa em Antônio Prado continua a celebrar e promover a cultura e culinária italiana, além de proporcionar momentos de competição e confraternização em torno de pratos tradicionais, como o tortéi.
Mín. 10° Máx. 21°