10°C 21°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Conheça o maior comedor de tortéi da Serra Gaúcha

Homem de 41 anos ganhou pela segunda vez seguida o concurso realizado na Fenamassa. Saiba quantos tortéis ele comeu.

14/11/2022 às 10h37 Atualizada em 14/11/2022 às 17h44
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Neimar Zamboni, de 41 anos, comeu 95 tortéis e foi bicampeão da competição - Foto: Rodrigo Lermen/Fenamassa/Divulgação
Neimar Zamboni, de 41 anos, comeu 95 tortéis e foi bicampeão da competição - Foto: Rodrigo Lermen/Fenamassa/Divulgação

Após comer 95 unidades de tortéi, Neimar Zamboni, 41 anos, se tornou bicampeão do concurso do Maior Comedor de Tortéi do 7ª Festival Nacional da Massa - FenaMassa. A competição foi realizada neste sábado, dia 12, junto ao Espaço Sorvelândia na Praça de Alimentação e teve quase duas horas e meia de duração, sendo acompanhada por um público atento.  

Mesmo com a participação de 18 inscritos, Neimar foi quem comeu novamente a maior quantidade da iguaria. Natural de Ipê, o instrutor de trânsito mora em Antônio Prado e comeu 2,1 kg. Na última edição do Festival ele também foi o vencedor ao bater o recorde comendo 143 tortéis. “Esse concurso traz alegria e o envolvimento da comunidade, até mesmo de quem não participa diretamente. A repercussão chegou nos meus amigos até fora do País, é um orgulho grande em ser representante do concurso de Maior Comedor de Tortéi da FenaMassa”, afirma ele, que garante que vai tentar o tricampeonato na próxima edição.  

Em segundo lugar ficou o morador de Caxias do Sul, Juliano de Moura, que comeu 88 unidades, e em terceiro, Ismael Manfron, também residente de Antônio Prado, que somou 80 tortéis. Os três primeiros colocados receberam prêmios dos patrocinadores e expositores da feira. Ao todo foram preparados 52 quilos de tortéi para a competição. Não havia custos para participar da prova, mas cada participante precisou ingerir o mínimo de 40 unidades de tortéi para ter a conta isenta. 

Também no sábado, mas no período da tarde, os Jogos Coloniais agitaram o Festival em frente à Igreja Matriz. Produção de biguli, corrida de carriola, arremesso de queijo e corrida de saco foram algumas das atrações.  

Já neste domingo, dia 13, o Festival recebeu a visita de alguns integrantes do Fórum Nacional Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. A secretária estadual da Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araujo, esteve presente.  

A FenaMassa 

Este é o segundo fim de semana do Festival que iniciou no último dia 4 de novembro e até sábado à noite, dia 12, recebeu mais de 14 mil visitantes. Devido ao feriado da Proclamação da República, dia 15, a programação também se estende nesta segunda, dia 14, e na terça-feira.   

A programação também conta com outras atrações culturais e gastronômicas, e a possibilidade de almoços e jantares em um dos cinco restaurantes, que somam mais de 80 tipos de massas. Shows, intervenções teatrais e apresentações musicais também estão previstos.  A festa mais saborosa da Serra Gaúcha está em meio de cenário de cartão postal composto pelas casas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A boa e a farta gastronomia somadas às diferentes atrações encantam o público junto ao Centro Histórico da cidade mais italiana do Brasil até o dia 20 de novembro. Mais informações sobre a Festa podem ser acessadas por meio do site www.fenamassa.com.br. O link com as fotos pode ser acessado em https://bit.ly/FenaMassa2022.   

Ingressos   

Os ingressos para almoços e jantares podem ser adquiridos juntos a bilheteria ou de maneira antecipada pelo site Minha Entrada. Além disso, é possível comprar os bilhetes diretamente na CIC Antônio Prado ou no posto Terra Nostra. A compra pode ser realizada em dinheiro ou no cartão. Como os ingressos não possuem data e nem o nome do restaurante, eles podem ser utilizados em qualquer estabelecimento. O bilhete adulto custa R$ 79,00 e crianças entre seis e 10 anos pagam R$ 43,00.  

A FenaMassa - Espaço LIC RS é uma realização da CIC Antônio Prado, e conta com apoio da Prefeitura de Antônio Prado. Patrocínio: Água Mineral Bamboo, Ciklo Geradores, Essenza Desing, Indústria de Bebidas Serrana, Moinho do Nordeste, Pincéis Roma, Viprado, Cooprado, Universum Móveis do Brasil e Transprado. Financiamento: Pró-cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Novas façanhas na cultura.   

A Programação Artística e Cultural, Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio das empresas: Dohler Antônio Prado, Elliottiiis do Brasil Indústria Moveleira Ltda, Viprado Indústria e Comércio de Vidros Ltda e Voler Móveis Ltda, e é uma realização da CIC Antônio Prado, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal - Pátria Amada Brasil. 

14 de Novembro | Segunda-Feira 

18h - Início do Festival 

18h15min - Oficina Gastronômica com Senac – Local: Casa Nordeste 

19h30min - Intervenção Teatral com Tertulino Brandão   – Palco Cultural 

20h - Show com Grupo Portal Gaúcho – Palco Cultural 

22h - Apresentação Musical com Max e Luis Jungs – Palco Cultural 

15 de Novembro | Terça-Feira 

10h - Início do festival 

11h - Oficina Gastronômica com Senac– Local: Casa Nordeste 

11h30min - Grupo Teatral Discendenti di Immigranti Italiani  – Palco Cultural 

15h - Oficina Gastronômica com Senac – Local: Casa Nordeste 

15h30min - Intervenção Teatral  com Tertulino Brandão  – Palco Cultural 

16h - Apresentação musical com Miguel, Max e Fabiano | Acústico Rivotrio – Palco Cultural 

18h10min - Intervenção Teatral com Tertulino Brandão – Palco Cultural 

18h30min - Show com Cadillac Blues – Palco Cultural 

20h30min - Show com The All Pargatas – Palco Cultural 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários