Um exemplo de empreendedorismo e, sobretudo, inovação: o impacto protagonizado pela tecnologia Piipee em prol da sustentabilidade conquistou mais um reconhecimento, desta vez a nível individual. A bento-gonçalvense Ariane Pelicioli, COO e co-fudandora da empresa, recebeu o prêmio de Jovem mais Visionária da América Latina de 2023 pelo Massachusetts Institute of Technology, o MIT, no MIT Innovators Under 35 Latam 2023, cuja premiação ocorreu nos dias 25 e 26 de outubro, em Lima, no Peru.
O programa destacou indivíduos que estão fazendo contribuições significativas em diversas áreas, como tecnologia, ciência, negócios e sociais. Ariane foi reconhecida como uma das jovens mais inovadores da América Latina menores de 35 anos através da Piipee, inovação que trouxe como principal impacto a redução do consumo de água em sanitários.
"Para mim, Ariane, como profissional, esse é um dos prêmios mais relevantes da minha carreira, e para nós da Piipee, é mais um reconhecimento relevante que reforça o impacto positivo que estamos causando no mundo. É uma honra ser reconhecida pelo MIT através dessa premiação, pois demonstra o potencial e a capacidade de criar um impacto positivo no mundo através da inovação", pondera.
A ideia da Piipee surgiu em 2010, através de seu fundador Ezequiel Vedana, que é também Jovem Líder global para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pelas Nações Unidas, e sua co-fundadora Ariane Pelicioli. Em 2014, a bento-gonçalvense se graduou em psicologia e chegou a atuar no ramo. Porém, logo depois de finalizar a graduação, ela e seu marido começaram a comercializar o Piipee, o que fez Ariane a optar por priorizar o empreendimento. "Tivemos outros empreendimentos antes da Piipee, mas com certeza a Piipee foi a que mudou a nossa vida e tem nos levado para novos horizontes", relata.
A Piipee está no mercado desde 2015, e atualmente ajuda mais de 4 mil clientes em todo Brasil, entre eles Banco Sicredi, Grupo Randon, CBA Votorantim, e várias multinacionais a reduzirem seu consumo de água, consequentemente reduzindo gastos com as contas de água e tornando pessoas e empresas cada vez mais sustentáveis. Conforme Ariane, só no ano passado, a tecnologia ajudou a economizar mais de 65 milhões de litros de água.
A inovação resultou em um amplo reconhecimento a nível mundial. "Recebemos mais de 35 prêmios nacionais e internacionais, vindos de ONU, Prefeituras de Paris, Boston, e muitas outras entre os mais relevantes reconhecimentos do mundo, pela sua inovação e impacto", comenta a bento-gonçalvense.
Conforme Ariane, a Piipee conta com mais de 4 mil clientes e com mais de 200 mil pessoas com acesso diário à tecnologia. "Agora estamos expandindo nossas operações para a América Latina e Europa. Nosso objetivo como empresa é impactar mais de 10 milhões de pessoas até o ano de 2030 e maximizar ainda mais nosso impacto socioambiental", projeta.
Atualmente, Ariane também é CEO de outra startup que trabalha com o mercado financeiro, a qual recebeu, no ano passado, R$ 1 milhão de reais de investimento de ex-alunos de Harvard, uma das maiores universidades do mundo. "Como empreendedores, buscamos sempre oportunidades de negócios que possam resolver problemas do nosso dia a dia e melhorar a forma como vivemos", salienta.
Sobre a Piipee:
Piipee é uma solução para economia de água em sanitários, que reduz em até 100% o consumo de água nos sanitários para eliminar urina. Substituindo a necessidade do acionamento da descarga quando vamos ao banheiro para urinar, o Piipee é um líquido biodegradável que trabalha nas características da urina, alterando sua coloração, removendo maus odores, higienizando e perfumando o sanitário, sem a necessidade do acionamento da descarga para eliminar a urina.
Sobre o prêmio:
A premiação Innovators Under 35" do MIT é um prestigioso programa que busca identificar e reconhecer jovens talentos empreendedores e inovadores com menos de 35 anos. Criado pelo MIT Technology Review, o programa destaca indivíduos que estão fazendo contribuições significativas em diversas áreas, como tecnologia, ciência, negócios e sociais.
Os selecionados para a premiação são escolhidos com base em critérios rigorosos, incluindo originalidade, impacto, visão e liderança. Os vencedores são considerados líderes emergentes que estão moldando o futuro com suas ideias revolucionárias e projetos inovadores. Essa premiação não apenas reconhece suas realizações, mas também oferece uma plataforma para que eles possam expandir suas redes de contatos, interagir com outros especialistas e receber suporte para continuar impulsionando suas ideias.
Ao longo dos anos, a premiação "Innovators Under 35" tem sido um trampolim para muitos empreendedores e cientistas promissores. Muitos vencedores anteriores alcançaram sucesso significativo em suas respectivas áreas de atuação, lançando startups bem-sucedidas, recebendo investimentos e contribuindo para avanços tecnológicos e sociais importantes.
A premiação "Innovators Under 35" do MIT tem reconhecido alguns dos empreendedores e inovadores mais famosos do mundo. Entre os vencedores mais conhecidos estão Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, que foi reconhecido por sua visão em conectar pessoas globalmente; Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, que recebeu o prêmio por suas contribuições revolucionárias nas áreas de veículos elétricos e exploração espacial; e Sergey Brin e Larry Page, co-fundadores do Google, que foram homenageados por sua criação de um dos motores de busca mais influentes da história. Esses vencedores exemplificam como a premiação identifica talentos excepcionais que estão moldando o futuro com suas inovações.