
A briga da Claro pela liderança de mercado ganhou nesta quinta-feira, 11 de julho, um round barulhento. A empresa absorveu os negócios da Net, de serviços residenciais de TV por assinatura, telefonia e banda larga. Depois de um processo de transição, a marca Net vai desaparecer, assim como a cor azul que identifica a empresa. Nada muda para o consumidor de serviços específicos de cada uma das empresas.
Mas a médio prazo todos vão estar sob a marca Claro, presente em 18 países, identificados pela cor vermelha. Imediatamente, a Net vai ganhar o complemento Claro, depois vai se transformar em Claro Residencial, assim como seu serviço de banda larga, hoje chamado de Net Vírtua, passará a se chamar Claro Net Vírtua.
As ofertas para pequenas e médias empresas passam a ser operadas pela Claro Empresas. Já no segmento corporativo, a Embratel continua a ser a marca da Claro dedicada a soluções que incluem aplicações em nuvem, segurança digital, internet das coisas (IoT) e serviços de TI.
Planos e canais de atendimento permanecem os mesmos. Lojas, sites e aplicativos serão atualizados para facilitar a interação e comunicar a novidade. O Claro Clube, por sua vez, agora é um programa de benefícios para todos os clientes da Claro — inclusive os que eram clientes apenas da NET. "A Claro passa agora a deter a liderança em TV por assinatura e banda larga no país. Ao concentrar os investimentos e a atuação mercadológica, a empresa fica ainda maior e mais forte, com presença global e portfólio completo de serviços", destaca José Antônio Félix, presidente da Claro.
A Claro e a NET fazem parte da mesma empresa desde 2015. Antes disso, em 2011, lançaram o Combo Multi, que oferecia serviços das duas marcas. Segundo a Claro, a consolidação de toda a oferta de serviços em uma única marca está alinhada às tendências tecnológicas do setor.