A praça adaptada ao lado Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF), a qual vai proporcionar um ambiente de lazer às pessoas com deficiência (PcDs), está pronta para ser inaugurada. No entanto, em meio a essa conquista, a entidade sofre com um grave problema. Após o encerramento da validade do projeto junto ao PRONAS PCD, do Ministério da Saúde, no dia 18 de outubro, a ADEF não teve aporte da prefeitura e, portanto, cerca de 70 pacientes encaminhados via SUS perderam o atendimento realizado pela associação e voltaram à extensa fila para serem devidamente atendidos.
A entidade foi contemplada com o projeto "Aprimorando a Reabilitação" junto ao Programa Federal PRONAS PCD, do Ministério da Saúde, no ano de 2021, com validade para para dois anos. No dia 18 de outubro, o projeto se encerrou. Na tentativa de manter os atendimentos para esses pacientes, a ADEF se inscreveu no Credenciamento 027/2022, o qual é específico para o atendimento de pacientes neurológicos. No entanto, a entidade não foi contemplada.
A ADEF proporcionava aos pacientes atendimentos gratuitos às pessoas com deficiência física e neurológica associada, sejam crianças, adultos ou idosos, nas áreas de psicologia clínica, terapia ocupacional, fonoterapia neurofuncional, serviço social, fisioterapia neurofuncional e educação física para reabilitação. Sem o aporte da prefeitura, a ADEF deixou de atender os pacientes, gerando muita preocupação por parte das famílias.
Conforme a Coordenadora da ADEF, Andressa Ben, a prefeitura vai revogar o Credenciamento 027/2022 e será aberto um novo edital, no qual a entidade vai se inscrever novamente visando ser contemplada para retomar as atividades para pacientes do SUS. Em reunião com a Secretaria de Finanças, o poder público afirmou que o edital seria publicado nesta semana. "Tivemos que demitir toda a equipe técnica e estamos sem atendimentos. O Credenciamento ainda não foi lançado, então só vamos voltar com os atendimentos depois que esse edital for lançado e a gente conseguir ser aprovado", detalha.
A previsão é de que os atendimentos para as entidades e empresas contempladas iniciem ainda no mês de novembro. Enquanto isso, cerca de 70 pessoas com deficiência que eram atendidas pela ADEF estarão desassistidas.
A reportagem NB Notícias entrou em contato com a prefeitura questionando o motivo da revogação do Credenciamento 027/2022 e a previsão para o lançamendo do novo edital, porém não obteve